Notícias
INCLUSÃO SOCIAL
Unidade de Autoatendimento Orientado em Florianópolis é aberta ao público
Presidente do INSS, superintendente regional e servidores inauguram unidade de Autoatendimento Orientado em Florianópolis (SC). Foto: Marcos Varjão.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, participou na manhã desta segunda-feira (20) da inauguração da unidade de Autoatendimento Orientado em Florianópolis (SC). Localizada na Praça Pereira Oliveira, no 13, no centro da capital catarinense, o novo espaço tem como foco principal a humanização do atendimento prestado aos cidadãos. O atendimento ao público já está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença do superintendente regional do INSS, Alberto Alegre, de gestores regionais da autarquia e autoridades locais. Em sua fala, o presidente do INSS destacou a importância de retomar o contato presencial com os segurados e de recuperar a imagem do INSS como referência para a sociedade: "Nossa intenção é mostrar ao segurado que o INSS é feito por pessoas, para pessoas, e que aqui ele será acolhido e terá sua demanda atendida, sem precisar da ajuda de intermediários", enfatizou Waller Júnior.

- Presidente discursa durante solenidade de abertura da unidade de autoatendimento orientado. Foto: Marcos Varjão.
Público-Alvo
O superintendente regional Sul reforçou a importância de ampliar a disponibilidade de postos de atendimento que prezam pelo contato com o cidadão e pela inclusão digital, destacando o empenho dos servidores e terceirizados envolvidos na organização e funcionamento da nova unidade de Autoatendimento Orientado.

- Autoridades e servidores participam de solenidade de abertura da unidade de autoatendimento orientado. Foto: Marcos Varjão.
Os primeiros visitantes da unidade recém-inaugurada destacaram a qualidade do atendimento prestado. O segurado Valdir Pereira conseguiu resolver imediatamente um problema no cadastro de sua esposa, que vinha impedindo o andamento de um processo. Já Valdeci Paleari, que precisava de um extrato de tempo de contribuição do falecido esposo, foi prontamente atendida e saiu da agência com o documento em mãos.
O projeto de autoatendimento orientado conta com unidades em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso aos serviços digitais do INSS, especialmente para idosos, pessoas sem acesso à internet e cidadãos com pouca experiência no uso de tecnologia.
Estrutura Disponível
Em Florianópolis, a equipe local é composta por um servidor do INSS, cinco profissionais terceirizados e um estagiário, todos treinados para oferecer um atendimento humanizado e seguro a qualquer pessoa que necessite de auxílio para acessar os canais digitais do INSS.

- Unidade já iniciou atendimentos para orientação do uso de tecnologias para serviços previdenciários. Na foto, funcionária do INSS atende a segurado. Foto: Marcos Varjão.
Entre os serviços disponíveis estão: emissão de senha Gov.br, impressão de extratos e declarações, consulta de requerimentos, agendamentos, orientações sobre benefícios previdenciários e abertura de requerimentos administrativos.
Texto: ACS/ Sul
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br