Requerimento e declarações
Publicado em
11/11/2024 16h55
Atualizado em
27/08/2025 15h06
1. Finalidade
- Serviço que permite ao servidor aposentado, pensionista e seu familiar, a solicitar declarações ou outros tipos de requerimentos que não importam em alteração de dados cadastrais e não possuem tarefa específica para solicitação.
2. Quem pode solicitar
- Servidor aposentado;
- Pensionista;
- Representante legal;
- Herdeiros do beneficiário falecido, devidamente identificados.
3. Como requerer
- Através do aplicativo ou site SOUGOV.BR
4. Documentos necessários
- Requerimento.
- Documento de identificação oficial e CPF do titular de benefício.
- Procuração, curatela ou tutela, quando for o caso.
- Documento de identificação oficial e CPF do representante legal, quando for o caso.
- Documento que comprove a condição de herdeiro em relação ao titular do benefício, se for o caso.
5. Como acompanhar o requerimento
- Após cadastrado o requerimento, é gerado um protocolo referente ao assunto, que pode ser acompanhado através do telefone 1358, site https://meu.inss.gov.br/, ou pelo aplicativo de celular, com acesso através de login e senha do requerente.
- Através desse protocolo, são emitidas comunicações, informações e solicitações de complementação de documentos sobre o requerimento em análise.
- Documentos, solicitações, informações e cumprimento de exigência, podem ser anexados ao processo em análise, no protocolo gerado, pelo site ou aplicativo MeuINSS, enquanto este não for concluído.
6. Comunicações e prazos
- Prazo para a conclusão do processo é de 5 dias, em média.
- É dever do interessado manter atualizadas as suas informações cadastrais e as de seus dependentes.
- Caso necessário, a DIAT-RPPU poderá solicitar a apresentação de documentos complementares, necessários à análise do processo, com prazo de 30 dias para cumprimento.
- Quando a notificação é enviada por meios eletrônicos, é contada ciência presumida após 5 (cinco) dias a partir da data de sua disponibilização.
- A ausência de manifestação do interessado enseja na análise e conclusão do processo com base nos elementos presentes; ou no arquivamento do pedido, quando a ausência do documento impeça a conclusão da análise.
7. Fluxo processual
- A demanda é recebida pela DIAT-RPPU, que presta o esclarecimento ou fornece a declaração ou documento solicitado, através do MEU INSS.
8. Fundamentação legal
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Memorando-Circular Conjunto nº2/PFE/DIROFL/DGP/INSS/PGF/AGU.