Encerramento de aposentadoria
Publicado em
19/08/2024 11h20
Atualizado em
06/01/2025 08h46
1. Finalidade
- É o serviço disponibilizado para encerrar a aposentadoria, por óbito do titular, ou voluntariamente mediante requerimento do servidor. to).
2. Quem pode solicitar
- Servidores inativos;
- Representantes legal;
- Terceiros (em caso de óbito).
3. Como requerer
- Através do telefone 1358
- Será gerado um protocolo, acessível pelo site MEU INSS , ou pelo aplicativo de celular, onde os documentos necessários para análise do requerimento devem ser anexados.
4. Documentos necessários
- Requerimento de encerramento da aposentadoria assinado pelo aposentado ou seu representante legal, no caso de encerramento voluntário.
- Documento de identificação oficial e Cadastro de Pessoas Física - CPF do titular do benefício e representante legal ou terceiro, se for o caso.
- Certidão de óbito, se for o caso.
5. Como acompanhar o requerimento
- Após cadastrado o requerimento, é gerado um protocolo referente ao assunto, que pode ser acompanhado através do telefone 1358, site https://meu.inss.gov.br/, ou pelo aplicativo de celular MeuINSS, com acesso através de login e senha do titular.
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Através desse protocolo, são emitidas comunicações, informações e solicitações de complementação de documentos sobre o requerimento em análise.
- Documentos, solicitações, informações e cumprimento de exigência, podem ser anexados ao processo em análise, no protocolo gerado, pelo site ou aplicativo MeuINSS, enquanto este não for concluído.
6. Informações complementares
- No encerramento da aposentadoria, é feito o encontro de contas em relação aos acertos financeiros, sendo gerada demanda de reposição ao Erário, se for o caso.
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No requerimento de encerramento de aposentadoria por óbito do titular, o requerente deverá ser identificado no ato do protocolo, ainda que não tenha vínculo familiar com o falecido, para que possa acompanhar a conclusão da demanda.
- Caso haja valores devidos pela Administração ao falecido ou seus herdeiros, é necessário o requerimento de pagamento de resíduos por parte dos interessados.
7. Comunicações e prazos
- Prazo para a conclusão do processo é de 45 dias, em média.
- Caso necessário, a DIAT-RPPU poderá solicitar a apresentação de documentos complementares, necessários à análise do processo, com prazo de 30 dias para cumprimento, sob pena de arquivamento do processo.
- Quando a notificação é enviada por meios eletrônicos, é contada ciência presumida após 5 (cinco) dias a partir da data de sua disponibilização.
- A ausência de manifestação do interessado enseja na análise e conclusão do processo com base nos elementos presentes; ou no arquivamento do pedido, quando a ausência do documento impeça a conclusão da análise.
8. Fluxo processual
- No caso do requerimento voluntário, a DIAT-RPPU receberá os documentos, publicará Despacho Decisório de encerramento da aposentadoria e realizará os acertos financeiros necessários.
- No caso de restar valores a serem recebidos pelo titular, referente ao ano de exercício corrente, o valor será lançado no contracheque.
- No caso de restar valores a serem recebidos pelo titular, referente à anos de exercícios anteriores, o pagamento será realizado através de procedimento de Despesas de Exercícios Anteriores e outros documentos serão solicitados. Nesse caso, será gerada uma nova tarefa de pagamento de despesas de exercícios anteriores, para que esse pagamento seja realizado.
- No caso de encerramento de benefício por óbito, os valores devidos e não quitados ao beneficiário em vida somente serão pagos através de requerimento de pagamento de resíduos.
- No caso em que restar valores a serem ressarcidos ao Erário, inclusive no caso de recebimento pós óbito, uma nova tarefa será protocolada, ficando disponível no MEU INSS, e um processo de Reposição ao Erário será instruído.