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Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
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Indenização

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Publicado em 19/08/2024 10h29 Atualizado em 11/03/2025 15h12

1. Finalidade   

Modalidade de assistência suplementar à saúde, mediante ressarcimento parcial do valor despendido pelo servidor inativo, e seus dependentes ou pensionistas que tenham contratado plano ou seguro privado de assistência à saúde, inclusive odontológica, que tenha registro ou permissão para comercialização junto à ANS.
 

2. Quem pode requerer

  • Servidores inativos. 
  • Pensionistas. 
  • Na qualidade de dependente do servidor: 
       I.  Cônjuge ou companheiro na união estável. 
II.  Caso o servidor não tenha cônjuge ou companheiro de união estável como beneficiário, será considerada a pessoa separada, divorciada, ou que teve a união estável reconhecida e dissolvida judicial ou extrajudicialmente, com percepção de pensão alimentícia. 
III.  Filhos e enteados, até a véspera em que completarem 21 (vinte e um) anos de idade ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez. 
IV.  Filhos e enteados, entre 21 (vinte e um) e data em que completarem 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação. 
V.  Menor sob guarda ou tutela concedidas por decisão judicial, enquanto permanecer nessa condição.
    

3. Como requerer 

  • O auxílio deve ser obrigatoriamente requerido através do aplicativo ou site SouGov.br
  • Devem ser anexados ao requerimento, os documentos necessários, constantes no item anterior.  
  • O passo a passo está disponível através do site Gov.br. 

4. Documentos necessários

  • Contrato do plano de saúde;  
  • Boleto e comprovante do primeiro pagamento do plano contratado.  
  • Documentos de identificação oficial e Cadastro de Pessoa Física - CPF dos dependentes, se for o caso.  
  • Documentos que comprovem a dependência ou relação familiar dos beneficiários em relação ao servidor, se for o caso.

5. Como acompanhar o requerimento 

  • Após cadastrado o requerimento, é gerado um protocolo referente ao assunto, que pode ser acompanhado através do telefone 1358, site https://meu.inss.gov.br/, ou pelo aplicativo de celular MeuINSS, com acesso através de login e senha do titular. 
  • Através desse protocolo, são emitidas comunicações, informações e solicitações de complementação de documentos sobre o requerimento em análise. 
  • Documentos, solicitações, informações e cumprimento de exigência, podem ser anexados ao processo em análise, no protocolo gerado, pelo site ou aplicativo MeuINSS, enquanto este não for concluído. 
  • O requerimento também poderá ser acompanhado pelo site ou aplicativo SOUGOV.BR.   

6. Informações complementares   

A indenização é paga mensalmente, sendo necessária, posteriormente, a comprovação do pagamento mensal do plano de saúde de cada beneficiário.

  • Vedações  

I.  É vedado o acúmulo das modalidades de auxílio à saúde suplementar por convênio com o auxílio de caráter indenizatório, ou de duas dessas mesmas modalidades.  

II.  É vedada a indenização ao servidor se este, não for o titular de um plano de saúde da mesma operadora.  

III.  É vedado o pagamento da indenização em período em que o plano for custeado ou isento de mensalidade.  

IV.  É vedada a indenização de planos de saúde para atendimento a servidores lotados no exterior.  

V.  Pensionistas não podem inscrever beneficiários na condição de dependente.  

  •    2.  Deveres do interessado

 I.  É responsabilidade do titular informar quaisquer alterações de plano, valores e condição dos dependentes.  

 II.  O titular deverá apresentar os comprovantes de pagamento uma vez por ano, com indicação de valor por beneficiário em cada mês, no prazo estipulado, quando solicitado. 

 III.  O valor recebido referente à período não comprovado deverá ser restituído ao Erário.  

7. Valor da indenização 

  • O valor da indenização é calculado conforme tabela contida no anexo da Portaria MGI nº2.829, de 29 de abril de 2024 e considera a renda do servidor ou pensionista, e a idade de cada beneficiário.
  • A tabela da citada Portaria, estabelece o valor máximo da indenização, sendo que se o valor despendido na mensalidade for inferior ao da tabela, a indenização corresponderá ao valor comprovadamente expendido. 

  • O pagamento é proporcional aos dias do mês a que fizer jus. 

  • O direito ao pagamento inicia-se na data do requerimento. 
PORTARIA MGI Nº 2.829, DE 29 DE ABRIL DE 2024 - VALOR DA INDENIZAÇÃO POR BENEFICIÁRIO
RENDA (REAIS/IDADE) 00 a 18 anos 19 a 23 anos 24 a 28 anos 29 a 33 anos 34 a 38 anos 39 a 43 anos 44 a 48 anos 49 a 53 anos 54 a 58 anos 59 ou + anos
até R$3.000 R$ 254.18   R$ 266.17   R$ 269.77   R$ 297.07   R$ 305.95   R$ 316.10   R$ 361.06   R$ 366.80   R$ 372.51   R$ 411.26 
de R$3.001 até R$6.000 R$ 196.34   R$ 207.65   R$ 211.02   R$ 230.21   R$ 238.60   R$ 248.20   R$ 280.87   R$ 285.34   R$ 289.80   R$ 321.04 
de R$6.001 até R$9.000 R$ 160.80   R$ 162.92   R$ 166.10   R$ 178.29   R$ 186.21   R$ 195.23   R$ 210.12   R$ 213.45   R$ 216.78   R$ 235.28 
de R$9.001 até R$12.000 R$ 142.18   R$ 144.16   R$ 147.11   R$ 158.69   R$ 166.10   R$ 174.57   R$ 187.87   R$ 190.85   R$ 193.82   R$ 211.36 
de R$12.001 até R$15.000 R$ 132.03   R$ 133.86   R$ 136.60   R$ 148.11   R$ 155.02   R$ 162.93   R$ 176.13   R$ 178.92   R$ 181.71   R$ 198.93 
de R$15.000 até R$18.000 R$ 121.87   R$ 123.56   R$ 126.10   R$ 137.53   R$ 143.95   R$ 151.29   R$ 164.39   R$ 166.99   R$ 169.60   R$ 186.50 
de R$18.0001 até R$21.000 R$ 111.72   R$ 113.27   R$ 115.59   R$ 126.95   R$ 132.88   R$ 139.66   R$ 152.65   R$ 155.06   R$ 157.48   R$ 174.06 
acima de R$21.000 R$ 106.64   R$ 108.12   R$ 110.33   R$ 116.37   R$ 121.80   R$ 128.02   R$ 140.90   R$ 143.14   R$ 145.37   R$ 161.63 

8. Manutenção 

  • Anteriormente, era obrigatória a comprovação anual de quitação do plano de saúde, onde os beneficiários tinham até o dia 30 de abril do ano seguinte, para apresentar os comprovantes de pagamento mês a mês, proporcional a cada beneficiário.  
  • Atualmente, o sistema está sendo preparado para realizar o batimento sobre os pagamentos com os registros existentes no banco de dados da ANS. No momento do requerimento, é necessário informar o número de registro da operadora junto à ANS, o que implica na validação automática em relação à regularidade do plano contratado.  
  • A atual normativa, já trouxe o dispositivo do batimento automático e retira a necessidade da realização da comprovação anual, quando detectada a manutenção do plano.  
Assim que completamente atualizado, a comprovação somente será necessária para os períodos em que não for encontrado o registro do beneficiário junto ao banco de dados da ANS, momento em que será gerada exigência ao interessado para a regularização dos dados.
 

9. Cessação

  • Os beneficiários podem requerer a cessação da indenização a qualquer momento. 
  • Na cessação, os acertos financeiros proporcionais até a data do encerramento do contrato do plano de saúde deverão ser realizados. 
  • Para solicitar a cessação, o interessado deve preencher o requerimento disponível no site da operadora e realizar o protocolo através do SOUGOV.BR, seguindo os mesmos procedimentos da solicitação, porém selecionando a opção de cessação. 
  • No caso de cancelamento, o interessado deverá apresentar os comprovantes de pagamento com indicação de valor por beneficiário de cada mês do ano do cancelamento. 

10. Comunicações e prazos 

  • Prazo para a conclusão do processo é de 45 dias, em média.    
  • É dever do interessado manter atualizadas as suas informações cadastrais e as de seus dependentes. 
  • Caso necessário, a DIAT-RPPU poderá solicitar a apresentação de documentos complementares, necessários à análise do processo, com prazo de 30 dias para cumprimento. 
  • Quando a notificação é enviada por meios eletrônicos, é contada ciência presumida após 5 (cinco) dias a partir da data de sua disponibilização. 
  • A ausência de manifestação do interessado enseja na análise e conclusão do processo com base nos elementos presentes; ou no arquivamento do pedido, quando a ausência do documento impeça a conclusão da análise.      

11. Fluxo processual 

  1. Ao receber o requerimento, a DIAT-RPPU realizará a análise dos beneficiários candidatos à indenização. 

  1. Os que fizerem jus ao ressarcimento, serão cadastrados como dependentes do titular para fins de saúde suplementar no sistema SIAPE. 

  1. A indenização será concedida no sistema e passará a ser lançada mensalmente e automaticamente pelo sistema na Folha de Pagamento do interessado, com a somatória das cotas dos dependentes habilitados e do titular. 

  1. Os valores retroativos não recebidos, referentes ao ano de exercício corrente, serão lançados no contracheque. 

  1. No caso de valores retroativos e não recebidos referente à anos de exercícios anteriores, o pagamento será realizado através de procedimento de Despesas de Exercícios Anteriores e outros documentos serão solicitados, gerando outra tarefa no PAT, disponível no MEU INSS. 

  1. No caso do cancelamento, a DIAT-RPPU fará a análise da comprovação do ano corrente e acertos financeiros em decorrentes. 

  1. No caso da não comprovação de mês em que a indenização foi paga, o valor deverá ser restituído à Administração, por meio de processo de reposição ao Erário. 

  1. Após atualizados os dados no sistema e realizados ou orientados os acertos financeiros, o processo será concluído.  

12. Fundamentação legal 

  • Lei nº8.112, de 11 de dezembro de 1990. 
  • Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 97, de 26 de dezembro de 2022. 
  • Portaria MGI Nº 2.829, de 29 de abril de 2024. 
  • Nota Técnica SEI nº 181/2020/ME. 

 

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