Notícias
MUTIRÕES
No último fim de semana, INSS garantiu 753 atendimentos extras em Minas Gerais
Mutirão do INSS em Montes Claros.
Pela segunda vez em dezembro, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Montes Claros e Teófilo Otoni, em Minas Gerais, abriram suas portas para mutirões de avaliação social e perícia médica. No último fim de semana (13 e 14), foram realizados 671 atendimentos, sendo 398 em Montes Claros e 273 em Teófilo Otoni, beneficiando a população desses municípios e da região. A Agência do INSS BH-Oeste, no Centro da capital mineira, também ofereceu atendimentos extras de avaliação social. Com foco nos requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a ação beneficiou 82 pessoas.
Mutirões como esses vêm sendo realizados em todo o país, com a oferta de vagas extras para os serviços de perícia médica, conduzidos pelo Ministério da Previdência Social (MPS), e avaliação social, realizada por assistentes sociais do INSS. O objetivo é agilizar a concessão de benefícios.
João Xisto da Paixão, de 64 anos, foi um dos cidadãos atendidos na capital do estado. Solicitando pela primeira vez o BPC, ele contou com a ajuda da esposa de seu sobrinho, Joselita Gonçalves, que o acompanhou no sábado (13) até o INSS. Ela relata que o idoso tem muitos problemas de saúde e precisa de auxílio para providenciar a documentação, como os laudos médicos, e também para agendar o atendimento.
Para ela, a iniciativa do INSS de oferecer atendimento no fim de semana facilita o acesso. “É muito melhor para a gente vir no sábado ou domingo. O trânsito é bem mais tranquilo. Além disso, quem trabalha tem dificuldade de acompanhar, como no caso dele, que não entende as coisas direito”, explicou.
Janaína Gonçalves de Souza também aproveitou a oportunidade do mutirão e registrou sua surpresa com o atendimento no final de semana. “Fiquei na dúvida se teria atendimento mesmo, mas decidi comparecer. O mutirão é muito bom para agilizar os atendimentos”, destacou. Agora, ela aguarda a realização da perícia médica, marcada para o próximo dia 18.
“É muito gratificante ver o segurado saindo satisfeito da agência. Por isso, faço questão de apoiar os mutirões, que são um trabalho em parceria”, relata a gerente da Agência BH-Oeste, Soraia Vilaça. Opinião semelhante tem a gerente-executiva do INSS em Belo Horizonte, Vanessa Carvalho, que compareceu à unidade no sábado. “Esse foi o terceiro mutirão que fizemos aqui neste ano”, conta, destacando a importância da iniciativa ocorrer nos finais de semana, facilitando a vida de muitos usuários.
O superintendente regional do INSS Sudeste II, Gabriel Leite Ramos, também acompanhou os trabalhos do mutirão, colocando-se à disposição para colaborar no atendimento nas próximas ações. “Os mutirões são muito importantes para agilizar a análise desses benefícios. Humanizam o atendimento”, ressaltou, aproveitando para agradecer aos servidores e colaboradores que atuam na iniciativa, “saindo de casa nos finais de semana para acolher o segurado”.
Texto e Fotos: ACS/Sudeste II
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br
