Notícias
PRESENÇA
Moradores de Ribeirão das Neves (MG) recebem orientações do INSS
Servidores do INSS realizam atendimentos durante o programa Ouvidoria Itinerante, em Ribeirão das Neves/MG. Foto: Nilmara Pereira.
Emissão de extrato de contribuições, esclarecimentos sobre aposentadoria e Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), agendamento de atendimento na Agência da Previdência Social (APS) de Ribeirão das Neves. Esses foram alguns dos serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Ouvidoria Itinerante do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, realizada no sábado (11), na Escola Municipal Maria Vieira Barbosa, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).
A ação da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) "Direitos em Movimento: Ouvidoria Itinerante" contou com a participação da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. As informações previdenciárias e serviços foram prestados pelo superintendente regional do INSS Sudeste II, Gabriel Gomes, e pela responsável pelo Programa de Educação Previdenciária (PEP) na Superintendência Regional, Júnia Machado. Além do INSS, a iniciativa contou com serviços de saúde, emissão de documentos, atualização do título eleitoral, entre outros.

- Autoridades do INSS e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, no evento Ouvidoria Itinerante, em Ribeirão das Neves/MG. Ao centro, a ministra Macaé Evaristo. Foto: Nilmara Pereira.
Mãe de uma menina com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Leimara Rodrigues ficou sabendo da iniciativa por meio das redes sociais e aproveitou a oportunidade para buscar informações sobre o BPC/LOAS. “Achei ótimo o atendimento prestado aqui”, contou.
Alcione Batista também buscou o atendimento do INSS pela mesma razão. Ela ficou sabendo da ação através da Fundação Borboleta Azul, dedicada a prestar apoio às famílias com crianças autistas. “Ajudou muito a esclarecer minhas dúvidas”, destacou. Tanto Leimara, quanto Alcione, saíram com o agendamento de atendimento específico marcado para a próxima semana, na agência do INSS da cidade.
Dúvidas sobre aposentadoria
Já Paulo Lopes Sobrinho, de 70 anos, e seu filho, Paulo Eduardo, solicitaram informações sobre aposentadoria por idade. Como o segurado ainda não completou as 180 contribuições, ele foi orientado a voltar a contribuir para completar o tempo mínimo necessário. Já Rosely Carlos Augusto buscou esclarecimentos sobre a redução do valor dos seus benefícios. Ela ficou sabendo que o motivo é a acumulação da aposentadoria com a pensão por morte. “Fui bem orientada. Esse tipo de atendimento é importante para nossa comunidade”, comentou.
“Essas iniciativas são muito importantes para dar visibilidade ao trabalho do INSS. Além disso, nos permite fazer um atendimento mais humanizado, porque a população fica mais à vontade para conversar conosco, servidores”, considera o superintendente regional.
Texto: ACS/SRSE-II
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br