Notícias
RENOVAÇÃO
INSS reinaugura agência de Batatais (SP)
O INSS reinaugurou, na manhã desta terça-feira (7), a Agência da Previdência Social (APS) da cidade de Batatais, na região de Ribeirão Preto, em São Paulo. A APS passou a funcionar na Praça Doutor Fernando Costa, 53, no bairro Castelo. Participaram do evento o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a superintendente do INSS Sudeste I (São Paulo), Michelle Reis Moreira, o gerente-executivo do INSS de Ribeirão Preto, Lucas Pavanello, entre outras autoridades locais.
Gilberto Waller disse que a inauguração é um símbolo da retomada do atendimento presencial, que o INSS é feito de pessoas para pessoas: "Atender o cidadão 'olho no olho' para o atendimento humanizado".
Já Michelle Moreira destacou as parcerias que foram necessárias para a retomada do atendimento nessas cidades: governo federal, presidência do INSS, gerência executiva e prefeitura. Além disso, explicou que o atendimento do INSS em Batatais "é mais um braço da Previdência, para que a população fique mais próxima, que a gente consiga transmitir um atendimento humanizado e eficiente. Esse momento marca a consolidação do compromisso de estar cada vez mais próximo da população."
Lucas Pavanello agradeceu a parceria com a prefeitura local de Batatais, que alugou o prédio; o apoio da Perícia Médica Federal, para que a unidade já começasse a funcionar com atendimento remoto de perícia médica (perícia conectada); e o Ministério Público Federal, que acompanhou todo o andamento da obra, com profissionais especializados.

- Equipe da agência do INSS em Serrana (SP, com o presidente do Instituto, a superintendente regional e o gerente-executivo de Ribeirão Preto. Foto: Carlinhos/ACS-SP.
O gerente-executivo elogiou, também, o empenho do chefe da APS, Adriano Guarnieri, dos servidores, estagiários e equipes de limpeza e vigilância. A nova agência de Batatais "é um elo entre o INSS e a população", acrescentou ele. A APS atende também moradores das cidades de Altinópolis, Brodowski e Santo Antônio da Alegria, somando cerca de 100 mil habitantes. Lucas destacou que essas pessoas estavam se deslocando para locais mais distantes, principalmente para a perícia médica, que agora poderá ser feita na unidade de Batatais.
Serviços
A APS de Batatais realiza o protocolo e requerimento de benefícios, orientações previdenciárias, cumprimento de exigência, emissão de senha para acesso ao Meu INSS (aplicativo ou site), fornecimento de extratos e atendimento remoto de perícia médica (perícia conectada).
A unidade está funcionando com todas as condições de acessibilidade, em prédio mais amplo, com melhor distribuição da área de atendimento e com dois consultórios para a perícia médica remota. A agência esteve fechada desde 2020 e reabriu, na Praça Doutor Fernando Costa. Para a reabertura, o INSS fez acordo com a prefeitura local, que alugou o prédio, enquanto o Instituto providenciou as adequações para o atendimento.
A unidade do INSS atende em média 50 pessoas por dia e é responsável pela manutenção de 23.064 benefícios, que correspondem ao pagamento mensal de R$ 42,9 milhões, conforme levantamento de setembro de 2025.
Texto: ACS / SP - Fotos: Carlinhos/ACS-SP
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br