Notícias
ACOLHIMENTO
Inclusão INSS realiza 43 atendimentos para crianças neurodivergentes em Juazeiro (BA)
Crianças brincam durante ação do Inclusão INSS em Juazeiro (BA).
O Projeto Inclusão INSS chegou a Juazeiro (BA), no extremo Norte da Bahia, para facilitar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) a crianças neurodivergentes da rede municipal de ensino. Em ação realizada na sexta-feira (12), na Escola Municipal Paulo VI, foram feitos 43 atendimentos, entre perícias médicas e avaliações sociais, etapas obrigatórias para a concessão do BPC.
A equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contou com três peritos médicos, três assistentes sociais e apoio administrativo, inclusive de forma virtual. As famílias atendidas foram identificadas por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) da Prefeitura de Juazeiro. Para garantir um acolhimento adequado, o espaço foi preparado com área recreativa e lanches, permitindo que as crianças aguardassem o atendimento com mais tranquilidade.
Entre as famílias atendidas estava a da pequena Kyara, cujo atendimento estava inicialmente agendado para janeiro de 2026. “Minha filha é autista grau 3 e estou muito grata por poder adiantar o atendimento dela. Eu dei entrada no processo em julho e agora consegui realizar a perícia médica. Esse benefício vai ajudar muito, principalmente a pagar as terapias de que ela precisa”, disse Luana Santos da Silva, mãe de Kyara.
Outra beneficiada foi Luana Batista, mãe de Vitória, de oito anos, diagnosticada com autismo nível 3 de suporte. Ela destacou que a realização da ação dentro da escola facilitou o acesso. “É muito importante, principalmente para nós, que somos de baixa renda. Na perícia, o médico foi extremamente paciente com ela. Mesmo agitada, ele soube acolher e compreender os desafios que ela enfrenta todos os dias. Só tenho a agradecer”, relatou.
De acordo com o coordenador regional do projeto, Flávio Eduardo Silva, da Superintendência do INSS no Nordeste, a iniciativa reforça o compromisso com um atendimento humanizado. “Em parceria com o município, preparamos um ambiente acolhedor para que as crianças pudessem aguardar com mais tranquilidade. Tudo fluiu muito bem. Foi uma ação muito proveitosa, e saio feliz com os resultados”, avaliou.
O gerente-executivo do INSS em Juazeiro, Augusto César, destacou o caráter de busca ativa da iniciativa. “O projeto realiza uma verdadeira busca ativa das crianças neurodivergentes que frequentam as escolas ou são acompanhadas pela Prefeitura. Muitas já chegam com laudos que fundamentam suas necessidades, e aqui encontram a oportunidade de receber apoio”, afirmou.
A coordenadora de Educação Inclusiva da Seduc, Luzinete Helena dos Santos, reforçou o impacto da parceria. “A seleção das famílias foi feita com base nos nomes e CPFs dos alunos com atendimento previsto apenas para 2026. Com essa iniciativa, conseguimos antecipar todo esse processo e estamos trabalhando para agilizar ao máximo a situação de cada uma delas”, afirmou.
Texto: ACS/SRNE Fotos: Edilene Leite e Gilson Pereira
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br
