Notícias
CIDADANIA
Às margens do Rio Paraguai, INSS realiza 629 atendimentos em ação no MS
Descrição da imagem: Segurada Érica Bastos Ramos recebe atendimento durante ação itinerante do INSS, em Jatobazinho, no Mato Grosso do Sul. Sorrindo, ela segura seu filho bebê no colo. Foto: Claudio Severo/ Secom MS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concluiu, na sexta-feira (19), uma série de atendimentos aos moradores ribeirinhos do Rio Paraguai, no Mato Grosso do Sul, em parceria com o projeto Justiça Especial Itinerante, que leva serviços públicos a comunidades distantes dos centros urbanos. Durante a semana, o INSS realizou 629 atendimentos, levando serviços essenciais de cidadania para quem vive na região pantaneira.
O trabalho conjunto de servidores do INSS, procuradores e juízes da Justiça Itinerante permitiu analisar de perto cada caso e aprovar benefícios, inclusive daqueles que tinham sido negados antes, por falta de documentação. Com a regularização do cadastro e a orientação direta da equipe itinerante, foi possível ajudar as pessoas a organizarem os documentos necessários para comprovar o trabalho rural.
Entre os atendimentos, destacou-se a concessão de 36 benefícios de salário-maternidade para trabalhadoras rurais da região. É o caso de Érica Bastos Ramos, de 23 anos, moradora da comunidade de Jatobazinho, beneficiada pela ação itinerante.
Mãe de dois filhos, Érica já havia recebido o salário-maternidade em 2020, em iniciativa semelhante. Neste ano, com o nascimento do segundo filho, ela aproveitou a presença da equipe do INSS para fazer o novo pedido. “Este momento foi importante, pois meu filho nasceu há um mês e seria muito difícil para mim, agora, ir até Corumbá para solicitar o benefício. Fiz o pedido e ele foi aprovado. Vou receber bem mais rápido do que imaginava”, conta a mãe.
Nova edição
A Justiça Itinerante busca garantir o acesso à justiça e à seguridade social para quem vive em áreas remotas. A próxima ação será realizada de 24 a 28 de novembro, em Porto Murtinho, no sul do estado, no outro extremo do rio.
Texto: Secom/MS
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br