Solicite o Trâmite Prioritário
Para solicitar o trâmite prioritário, siga o passo a passo:
Passo 1: Gere a guia de serviço (GRU) e efetue o pagamento
1. Acesse o Sistema de Emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União) e insira seu login e senha.
2. No campo “Tipo de Serviço” selecione o item “Patente de Invenção e Modelo de Utilidade”.
3. No campo “Serviço” digite a guia correspondente à sua solicitação conforme indicado a seguir (para mais informações acesse Modalidades de Trâmite prioritário):
- Guia 263 para as modalidades Depositante idoso, Depositante com deficiência física ou mental ou Depositante portador de doença grave;
- Guia 277 para a modalidade Patent Prosecution Highway - PPH;
- Guia 279 para as modalidades Depositante (MEI, ME ou EPP), Depositante ICT, Depositante Startup, Liberação de recurso financeiro, Depositante acusa contrafação, Terceiro acusado de contrafação, Usuário anterior à tecnologia, Tecnologia resultante de financiamento público, Tecnologia disponível no mercado, Tecnologia Verde, Tecnologia para tratamento de saúde, Tecnologia para tratamento de Covid- 19, Família de Patentes iniciada no Brasil.
4. Clique em “Gerar boleto” e efetue pagamento.
Passo 2: Solicite o requerimento de exame
Para solicitar o requerimento de exame siga os passos indicados em Faça o requerimento de exame.
Passo 3: Solicite a publicação antecipada do seu pedido
Se o pedido de patente tem mais de 18 meses contados a partir da data do seu depósito, então ele já foi publicado, ou seja, não é necessário solicitar a publicação antecipada do seu pedido. Neste caso, siga para o Passo 4.
Caso seu pedido de patente tenha menos de 18 meses contados a partir da data do depósito é necessário solicitar a publicação antecipada do pedido. Siga o passo a passo a seguir:
1. Acesse o Sistema de Emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União) e insira seu login e senha.
2. No campo “Tipo de Serviço” selecione o item “Patente de Invenção e Modelo de Utilidade”.
3. No campo “Serviço” digite a guia 202.
4. Clique em “Gerar boleto” e efetue pagamento.
Passo 4: Após o pagamento, anexe os documentos necessários
1. Acesse o Sistema e-Patentes (Peticionamento Eletrônico) e insira seu login e senha.
2. Informe o número da GRU paga anteriormente, que aparece no campo “Nosso Número” do documento, e clique em “Avançar”.
3. Clique em “Editar” para atualizar os dados do depositante e em seguida clique em “Salvar”.
4. Anexe os documentos obrigatórios informados na página de Modalidades de Trâmite prioritário.
Atenção: caso você seja o procurador do pedido, além dos documentos obrigatórios você deverá anexar a procuração.
5. Clique em “Avançar”. Em seguida, você pode baixar o comprovante de pagamento.