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Processos

Publicado em 24/02/2023 22h10 Atualizado em 01/08/2023 19h43

Processos
da Ouvidoria

Os serviços públicos de atendimento são processos normatizados que realizam a entrega de um produto ou benefício a um usuário, diretamente ou por meio de intermediários, a partir de uma ou mais interações entre poder público e usuários.

Para a efetiva prestação dos serviços de atendimento, em sentido amplo, a Ouvidoria do INPI adota a gestão por processos que informam a trilha a ser seguida para a entrega de resultados de qualidade, constantemente aprimorados.

Apresentamos os processos sob a responsabilidade da Ouvidoria, alinhados ao Macroprocesso de Apoio à Governança, tendo por objetivos promover a participação do usuário na gestão do INPI; garantir a defesa dos direitos do usuário; ampliar e aperfeiçoar os espaços de relacionamento entre os usuários e o Instituto; e aprimorar os serviços prestados pela autarquia e zelar pela eficácia dos canais de atendimento, conforme procedimentos instituídos pela Portaria OUVID/PR nº 1, de 28 de setembro de 2021.

Garantia da Participação e do Controle Social

O Processo #01 da Ouvidoria tem por objetivo promover a governança participativa por mecanismos de acesso dos usuários à gestão do INPI.

Sustentação da Transparência Pública

O Processo #02 da Ouvidoria tem por objetivo desenvolver a cultura de transparência institucional e primar pela prestação de contas das atividades desenvolvidas pelo INPI.

Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento

O Processo #03 da Ouvidoria tem por objetivo orientar os gestores e os Agentes Institucionais de Relacionamento do INPI a respeito dos valores e anseios sociais vigentes, além de garantir a eficácia dos canais de atendimento do INPI.

Suporte à Integridade Pública

O Processo #04 da Ouvidoria tem por objetivo garantir a conformidade institucional no tocante à interação público-privada ou à responsabilização dos agentes públicos pelos atos praticados no âmbito institucional, promovendo meios de mitigação de riscos ao relacionamento ou à transparência.

Suporte à Governança de Serviços

O Processo #05 da Ouvidoria tem por objetivo aprimorar os serviços prestados pelo INPI e atuar em articulação com as unidades institucionais no desenvolvimento de soluções integradas, tempestivas e inovadoras para otimizar resultados e entregas do Instituto.

As ações conduzidas pela Ouvidoria do INPI na realização dos objetivos dos processos de garantia da participação e do controle social, gestão da transparência pública, supervisão técnica dos canais de atendimento, suporte à integridade pública e suporte à governança de serviços, além da própria gestão administrativa da Ouvidoria, encontra-se organizadas na tabela de atividades abaixo, que dá suporte à Instrução Normativa OUVID/PR nº 1, de 14 de maio de 2021, que regulamenta a execução, no âmbito da Ouvidoria, do Programa de Gestão e Desempenho instituído pela Portaria INPI/PR nº 15, de 26 de janeiro de 2021.

Processo Descrição da Atividade Produto Esperado Ganho de Produtividade Parâmetro de Complexidade Faixa de Complexidade
Gestão Administrativa da Ouvidoria Contratação de Meta, Registro de Entrega e Avaliação de Desempenho de Servidor Meta contratada, entrega registrada e desempenho de servidor avaliado 30% ALTA B
Gestão Administrativa da Ouvidoria Registro de Frequência de Servidor da Ouvidoria Frequência de servidor da Ouvidoria registrada 30% BAIXA D
Gestão Administrativa da Ouvidoria Acompanhamento e Orientação das Atividades da Equipe da Ouvidoria Atividades da equipe da Ouvidoria sob orientação e acompanhamento 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Coordenação de Reunião de Gestão da Equipe da Ouvidoria Reunião de gestão da equipe da Ouvidoria realizada com êxito 30% ALTA B
Gestão Administrativa da Ouvidoria Participação de Reunião de Gestão da Equipe da Ouvidoria Reunião de gestão da equipe da Ouvidoria com nível otimizado de participação 30% BAIXA D
Gestão Administrativa da Ouvidoria Participação de Reunião de Feedback da Equipe da Ouvidoria Reunião de feedback da equipe da Ouvidoria com nível otimizado de participação 30% BAIXA D
Gestão Administrativa da Ouvidoria Elaboração do Relatório da Etapa de Ambientação do Programa de Gestão da Ouvidoria Relatório da etapa de ambientação do Programa de Gestão da Ouvidoria elaborado 30% MUITO ALTA A
Gestão Administrativa da Ouvidoria Elaboração do Relatório Trimestral do Programa de Gestão da Ouvidoria Relatório trimestral do Programa de Gestão da Ouvidoria elaborado 30% MUITO ALTA A
Gestão Administrativa da Ouvidoria Registro do Controle Individual de Atividades e de Produtividade Controle individual de atividades e de produtividade registrado 30% BAIXA D
Gestão Administrativa da Ouvidoria Validação do Controle Individual de Atividades e de Produtividade Controle individual de atividades e de produtividade validado 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Elaboração e Publicação do Plano de Ação da Ouvidoria Plano de Ação da Ouvidoria elaborado e publicado 30% MUITO ALTA A
Gestão Administrativa da Ouvidoria Acompanhamento e Execução do Plano de Ação da Ouvidoria Plano de Ação da Ouvidoria sob acompanhamento 30% ALTA B
Gestão Administrativa da Ouvidoria Elaboração e Atualização do Plano de Gestão de Riscos da Ouvidoria Plano de Gestão de Riscos da Ouvidoria elaborado e atualizado 30% MUITO ALTA A
Gestão Administrativa da Ouvidoria Acompanhamento e Execução do Plano de Gestão de Riscos da Ouvidoria Plano de Gestão de Riscos da Ouvidoria em execução e sob acompanhamento 30% ALTA B
Gestão Administrativa da Ouvidoria Abertura de Processo no Sistema Eletrônico de Informações Processo aberto no Sistema Eletrônico de Informações 30% BAIXA D
Gestão Administrativa da Ouvidoria Elaboração de Despacho no Sistema Eletrônico de Informações Expedição de despacho pelo Sistema Eletrônico de Informações 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Elaboração de Ofício no Sistema Eletrônico de Informações Expedição de ofício pelo Sistema Eletrônico de Informações 30% ALTA B
Gestão Administrativa da Ouvidoria Elaboração de Nota Técnica no Sistema Eletrônico de Informações Expedição de nota técnica pelo Sistema Eletrônico de Informações 30% MUITO ALTA A
30% ALTA B
Gestão Administrativa da Ouvidoria Elaboração de Expediente Diverso no Sistema Eletrônico de Informações Tramitação de expediente diverso pelo Sistema Eletrônico de Informações 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Encerramento de Processo no Sistema Eletrônico de Informações Processo encerrado no Sistema Eletrônico de Informações 30% BAIXA D
Gestão Administrativa da Ouvidoria Gerenciamento de E-mail Institucional E-mails institucionais sob gerenciamento 30% ALTA B
30% MÉDIA C
30% BAIXA D
Gestão Administrativa da Ouvidoria Monitoramento dos Níveis de Acesso a Sistemas, Pastas e Arquivos da Ouvidoria Níveis de acesso a sistemas, pastas e arquivos da Ouvidoria sob monitoramento 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Organização e Monitoramento do Acervo Arquivístico da Ouvidoria Acervo arquivístico da Ouvidoria organizado e sob monitoramento 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Organização e Monitoramento do Acervo Patrimonial da Ouvidoria Acervo patrimonial da Ouvidoria organizado e sob monitoramento 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Participação de Ação do Planejamento Estratégico e do Plano de Ação do INPI Ação do Planejamento Estratégico e do Plano de Ação do INPI relatada e com nível otimizado de participação 30% ALTA B
Gestão Administrativa da Ouvidoria Participação de Ação do Relatório de Gestão do INPI Ação do Relatório de Gestão do INPI relatada e com nível otimizado de participação 30% ALTA B
Gestão Administrativa da Ouvidoria Participação de Ação do Plano Anual de Capacitação do INPI Ação do Plano Anual de Capacitação do INPI relatada e com nível otimizado de participação 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Participação de Ação do Plano Anual de Contratações do INPI Ação do Plano Anual de Contratações do INPI relatada e com nível otimizado de participação 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Participação de Ação do Plano Anual de Orçamentário do INPI Ação do Plano Anual de Orçamentário do INPI relatada e com nível otimizado de participação 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Participação de Ação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações do INPI Ação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações do INPI relatada e com nível otimizado de participação 30% MÉDIA C
Gestão Administrativa da Ouvidoria Publicação e Atualização da Agenda de Compromissos da Ouvidoria do INPI Agenda de compromissos da Ouvidoria do INPI publicada e atualizada 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Inclusão de Manifestação no Sistema Ouvidoria Manifestação incluída no Sistema Ouvidoria 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Validação de Manifestação no Sistema Ouvidoria Manifestação validada no Sistema Ouvidoria 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Monitoramento do Tratamento de Manifestações no Sistema Ouvidoria Tratamento de Manifestações no Sistema Ouvidoria sob monitoramento 30% BAIXA D
Garantia da Participação e do Controle Social Tratamento de Elogio Elogio tratado 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Publicação de Elogios no Boletim de Pessoal do INPI Elogios publicados no Boletim de Pessoal do INPI 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Tratamento de Reclamação Reclamação tratada 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social 30% ALTA B
Garantia da Participação e do Controle Social 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Tratamento de Solicitação de Providências Solicitação de providências tratada 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social 30% ALTA B
Garantia da Participação e do Controle Social 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Tratamento de Sugestão Sugestão tratada 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social 30% ALTA B
Garantia da Participação e do Controle Social 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Tratamento de Solicitação de Simplificação Solicitação de simplificação tratada 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social 30% ALTA B
Garantia da Participação e do Controle Social 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Notificação de Sugestão ou Solicitação de Simplificação Avaliada como Procedente Sugestão ou solicitação de simplificação notificada 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Publicação e Atualização do Banco de Sugestões e de Solicitações de Simplificação Banco de sugestões e de solicitações de simplificação publicado e atualizado 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social Atendimento (Tele)Presencial Atendimento (tele)presencial realizado 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social Registro de Orientações (Observações Internas) no Tratamento de Manifestação no Sistema Ouvidoria Orientações registradas em auxílio ao tratamento de manifestação no Sistema Ouvidoria 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social 30% ALTA B
Garantia da Participação e do Controle Social 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Notificação de Manifestação Crítica Manifestação crítica notificada 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Elaboração de Relatório de Manifestações Críticas Relatório de Manifestações Críticas elaborado 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social Notificação de Manifestação Frequente Manifestação frequente notificada 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Elaboração de Relatório de Manifestações Frequentes Relatório de Manifestações Frequentes elaborado 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social Expedição de Recomendação de Ouvidoria (ReOuv) Recomendação de Ouvidoria (ReOuv) expedida 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social Elaboração, Publicação e Atualização do Guia de Atendimento do INPI Guia de Atendimento do INPI elaborado, publicado e atualizado 30% MUITO ALTA A
Garantia da Participação e do Controle Social Participação de Ação da Rede Nacional de Ouvidorias Ação da Rede Nacional de Ouvidorias relatada e com nível otimizado de participação 30% MÉDIA C
Garantia da Participação e do Controle Social Representação do INPI na Rede de Pontos Focais do Ombudsman de Investimentos Diretos INPI representado na Rede de Pontos Focais do Ombudsman de Investimentos Diretos 30% ALTA B
Gestão da Transparência Pública Tratamento de Pedido de Acesso à Informação Pedido de acesso à informação tratado 30% MUITO ALTA A
30% ALTA B
30% MÉDIA C
Gestão da Transparência Pública Orientação da Transparência Institucional Transparência institucional sob orientação 30% ALTA B
Monitoramento da Transparência Institucional (Trilhas de Transparência) Transparência institucional sob monitoramento 30% ALTA B
Elaboração, Publicação e Atualização do Plano de Dados Abertos do INPI Plano de Dados Abertos do INPI elaborado, publicado e atualizado 30% MUITO ALTA A
Monitoramento da Transparência Pública Acompanhamento e Execução do Plano de Dados Abertos do INPI Plano de Dados Abertos do INPI em execução e sob acompanhamento 30% ALTA B
Monitoramento da Transparência Pública Coordenação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos e Gestão de Dados Abertos Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos e Gestão de Dados Abertos sob coordenação 30% ALTA B
Monitoramento da Transparência Pública Catalogação de Conjunto de Dados Corporativos em Formato Aberto Conjunto de dados corporativos catalogado em formato aberto 30% ALTA B
Monitoramento da Transparência Pública Elaboração, Publicação e Atualização do Guia de Transparência e Dados Abertos do INPI Guia de Transparência e Dados Abertos do INPI elaborado, publicado e atualizado 30% MUITO ALTA A
Monitoramento da Transparência Pública Atualização do Conteúdo Eletrônico de Relacionamento e Transparência do INPI Conteúdo eletrônico de relacionamento e transparência do INPI atualizado 30% ALTA B
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Monitoramento e Atualização do Chatbot do INPI Chatbot do INPI atualizado e sob monitoramento 30% MUITO ALTA A
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Acolhimento de Usuário para Orientação e Direcionamento Assertivo Usuário acolhido, orientado e direcionado com assertividade 30% MÉDIA C
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Gerenciamento da Comunidade Agir INPI e do Conselho de Usuários de Serviços Públicos Comunidade Agir INPI e Conselho de Usuários de Serviços Públicos sob gerenciamento 30% MUITO ALTA A
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Monitoramento do Registro de Manifestações na Plataforma Fala.Br Registro de manifestações na Plataforma Fala.Br sob monitoramento 30% BAIXA D
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Monitoramento do Prazo de Manifestações na Plataforma Fala.Br Prazo de manifestações na Plataforma Fala.Br sob monitoramento 30% BAIXA D
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Encerramento de Manifestações na Plataforma Fala.Br Manifestações encerradas na Plataforma Fala.Br 30% BAIXA D
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Monitoramento da Integração dos Sistemas de Tratamento de Manifestações Integração dos sistemas de tratamento de manifestações sob monitoramento 30% ALTA B
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Transferência de Manifestação para o Fale Conosco Manifestação transferida para o Fale Conosco 30% BAIXA D
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Tratamento de Manifestação Recepcionada pela Plataforma Comex Responde Manifestação recepcionada pela Plataforma Comex Responde tratada 30% MÉDIA C
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Tratamento de Manifestação Recepcionada pela Plataforma Reclame Aqui Manifestação recepcionada pela Plataforma Reclame Aqui tratada 30% MÉDIA C
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Coleta dos Dados de Tratamento de Manifestações para Atualização do Painel Ouvidata Dados de tratamento de manifestações coletados 30% MÉDIA C
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Revisão dos Dados de Tratamento de Manifestações para Atualização do Painel Ouvidata Dados de tratamento de manifestações revisados 30% MÉDIA C
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Publicação e Atualização do Relatório de Relacionamento e Transparência do INPI (Painel Ouvidata) Relatório de Relacionamento e Transparência do INPI (Painel Ouvidata) publicado e atualizado 30% ALTA B
Supervisão Técnica dos Canais de Atendimento Coordenação da Rede de Agentes Institucionais de Relacionamento do INPI (Rede Agir) Rede de Agentes Institucionais de Relacionamento do INPI (Rede Agir) sob coordenação 30% ALTA B
Suporte à Integridade Pública Tratamento de Comunicação de Irregularidade Comunicação de Irregularidade tratada 30% MUITO ALTA A
30% ALTA B
Suporte à Integridade Pública Tratamento de Denúncia Denúncia tratada 30% MUITO ALTA A
30% ALTA B
Suporte à Integridade Pública Orientação da Privacidade Institucional Privacidade institucional sob orientação 30% ALTA B
Suporte à Integridade Pública Monitoramento da Privacidade Institucional (Trilhas de Privacidade) Privacidade institucional sob monitoramento 30% ALTA B
Suporte à Integridade Pública Acompanhamento e Execução do Programa Institucional de Privacidade Programa Institucional de Privacidade em execução e sob acompanhamento 30% ALTA B
Suporte à Integridade Pública Coordenação da Força-Tarefa de Proteção de Dados Pessoais Força-Tarefa de Proteção de Dados Pessoais sob coordenação 30% ALTA B
Suporte à Integridade Pública Participação de Ação do Programa de Integridade do INPI Ação do Programa de Integridade do INPI relatadas e com nível otimizado de participação 30% MÉDIA C
Suporte à Governança de Serviços Publicação e Atualização de Informação no Portal de Serviços Gov.Br Informação publicada e atualizada no Portal de Serviços Gov.Br 30% ALTA B
Suporte à Governança de Serviços Elaboração, Publicação e Atualização da Carta de Serviços ao Usuário do INPI Carta de Serviços ao Usuário do INPI elaborada, publicada e atualizada 30% MUITO ALTA A
Suporte à Governança de Serviços Acompanhamento e Execução do Plano PI Digital Plano PI Digital em execução e sob acompanhamento 30% ALTA B
Suporte à Governança de Serviços Coordenação da Força-Tarefa de Transformação Digital Força-Tarefa de Transformação Digital sob coordenação 30% ALTA B
Suporte à Governança de Serviços Acompanhamento e Execução do Programa Bem Aqui no INPI Programa Bem Aqui no INPI em execução e sob acompanhamento 30% ALTA B
Suporte à Governança de Serviços Coordenação do Laboratório INPI Cidadão (LabCid) Laboratório INPI Cidadão (LabCid) sob coordenação 30% ALTA B
Suporte à Governança de Serviços Participação de Ação do Laboratório INPI Cidadão (LabCid) Ação do Laboratório INPI Cidadão (LabCid)relatada e com nível otimizado de participação 30% BAIXA D

Para a caracterização das faixas de complexidade das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria são considerados os seguintes parâmetros:
I - volume da demanda sujeita a flutuações ou a sazonalidade;
II - trabalho e esforço cognitivo exigidos para execução da atividade;
III - referência temporal para a realização da atividade de forma presencial;
IV - complexidade do tema relacionado à atividade;
V - conhecimento técnico necessário à execução da atividade;
VI - pesquisas, estudos e aprendizados exigidos para o desenvolvimento da atividade;
VII - acesso e uso de diferentes plataformas virtuais necessárias à realização da atividade; e
VIII - interlocução com terceiros e monitoramento de ação externa imprescindível à conclusão da atividade.


De acordo com a incidência isolada ou combinada dos fatores adotados como parâmetros, é considerada a seguinte variação das faixas de complexidade:
I - A, para muito alta;
II - B, para alta;
III - C, para média; e
IV - D, para baixa.

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