Notícias
INPI celebra o Dia Mundial da PI com programação em todo o Brasil
Entre os dias 27 e 30 de abril de 2026, o INPI promoveu uma ampla programação nacional em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado anualmente em 26 abril pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
Com o tema "PI e Esportes", a campanha deste ano destacou como a propriedade intelectual impulsiona a inovação tecnológica, o desenvolvimento de marcas, o design de equipamentos esportivos e novas experiências digitais que conectam milhões de pessoas ao redor do mundo.
Alinhado a essa temática, o INPI realizou palestras, webinários e encontros em diferentes estados brasileiros, em parceria com universidades, institutos federais, entidades de inovação e representantes dos ecossistemas regionais.
As ações alcançaram as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, promovendo debates sobre patentes, marcas, indicações geográficas, inovação tecnológica, combate à falsificação e o uso estratégico da PI em diversos setores da economia.
Norte
A região Norte sediou duas iniciativas: no Amazonas, em Manaus, no SENAC, no dia 28 de abril, com ênfase na inovação, criatividade e transformação digital na Amazônia; e outra em webinário online aberto ao público de todo o Brasil no dia 29 de abril, transmitido pela TV do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), organizada em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, abordando temas como propriedade intelectual, inovação tecnológica e captação de recursos.
Nordeste
Na região Nordeste, na Paraíba, a data foi celebrada junto ao Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTecPB) no dia 28 de abril. No Ceará, as comemorações incluíram webinário realizado em 30 de abril, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, com o tema "Propriedade Intelectual no Esporte", reunindo representantes da indústria, academia, startups e instituições científicas e tecnológicas, em Fortaleza.
Na Bahia, foi realizado o XIII Meeting de Inovação, com foco nos desafios relacionados ao combate à falsificação e à proteção da inovação em Salvador. Em Pernambuco, a data foi celebrada durante reunião da RedeNIT, ocasião em que foram discutidas modalidades e oportunidades de proteção da propriedade intelectual aplicadas ao setor esportivo em Pernambuco.
No Piauí, em parceria com a Universidade Federal do Piauí, foi realizado webinário "O Piauí no Dia Mundial da Propriedade Intelectual", em Teresina.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, ocorreu ação junto à Federação das Indústrias do Mato Grosso no dia 28 de abril em Cuiabá. No mesmo dia, foi realizada, em Brasília, palestra voltada às estratégias de marcas e indicações geográficas aplicadas à cadeia produtiva do café. No dia seguinte, o Dia Mundial da PI foi celebrado na Conferência Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, no Congresso Nacional.
Sudeste
Já na região Sudeste, em Minas Gerais, ações foram promovidas pela Rede Mineira de Propriedade Intelectual e pelo Instituto Federal do Sul de Minas, contemplando atividades em Viçosa e Pouso Alegre, com palestras sobre patentes, conceitos fundamentais de propriedade intelectual e sua aplicação estratégica no ambiente acadêmico e de inovação. No Rio de Janeiro, ocorreu o evento principal do Dia Mundial da PI, no Centro Cultural Banco do Brasil, no dia 29 de abril, organizado pelo INPI.
Sul
Na região Sul, em Santa Catarina, foi realizada, no dia 28 de abril, em Florianópolis, a palestra "Patentes que Jogam: a tecnologia por trás da evolução dos esportes", durante evento organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Santa Catarina.
Em todos as regiões, a programação reuniu especialistas, pesquisadores, empreendedores, estudantes e representantes da indústria, de instituições parceiras e do governo, fortalecendo a disseminação da cultura da propriedade intelectual e ampliando o acesso ao conhecimento sobre o uso estratégico da proteção de ativos intangíveis na inovação.
E ainda não acabou: no dia 13 de maio, o INPI participará de novo evento na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, com o tema "Propriedade Intelectual no Esporte: Inovação, Indústria e Impacto Econômico".
O INPI também está elaborando novos conteúdos em outros formatos relacionando a PI ao universo do esporte. Acesse na página INPI para Empreender e Inovar.
Confira também a programação de eventos abertos ao público, tanto presenciais quanto online.
Confira a notícia sobre o evento na Paraíba.
Acesse a notícia sobre o evento principal do Dia Mundial da PI, no Rio de Janeiro.