Notícias
Em encontro com usuários, INPI apresenta planejamento de 2026 da Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas
Alexandre Lopes Lourenço apresenta planejamento da DIRMA para 2026
O INPI realizou, no dia 29 de janeiro, o primeiro encontro com usuários de 2026 da Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas (DIRMA). Na ocasião, o diretor Alexandre Lopes Lourenço apresentou o planejamento de atividades para o ano, com destaque para os momentos de participação social e as consultas públicas previstas ao longo de 2026.
O diretor abordou, ainda, as medidas voltadas à otimização do exame de marcas, que têm como objetivo ampliar o número de decisões. As atividades incluem a realização de trabalho extraordinário pelos examinadores e a adoção de procedimentos automatizados de saneamento de processos em casos de CNPJs baixados, inaptos e suspensos, entre outras iniciativas.
No evento, o coordenador-geral substituto de marcas Daniel Drumond apresentou uma proposta de melhoria do processo para reconhecimento do alto renome. O novo modelo, construído a partir de sugestões recebidas em encontros anteriores com usuários, permitirá a indicação de mais de um registro para o pedido de reconhecimento. As alterações estão previstas para março, por meio da atualização da Portaria nº 8/2022, e para junho, com a revisão do Manual de Marcas. Eventuais sugestões poderão ser encaminhadas até o dia 6 de fevereiro para o e-mail altorenome@inpi.gov.br.
Durante o encontro, que teve mais de duzentos participantes entre os formatos presencial e online, os representantes do Instituto ouviram as manifestações dos usuários, esclareceram dúvidas e acolheram contribuições relacionadas aos temas apresentados.
O evento integra o projeto Diálogo Permanente com as Partes Interessadas, que tem como objetivo fortalecer a escuta ativa e compreender as necessidades e expectativas dos usuários de serviços do INPI.