Estatísticas Educacionais Internacionais

Conjunto de estatísticas educacionais realizadas por meio de cooperação internacional, técnica e financeira, bilateral e multilateral. O Inep é responsável pela promoção e disseminação de indicadores e estudos educacionais comparados. A educação comparada é fundamental para estabelecer e aprofundar diálogos críticos sobre a educação que o Brasil deseja ter. As principais iniciativas são a publicação Education at a Glance (EaG), com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); os Indicadores Educacionais do Mercado Comum do Sul (Mercosul), com o Setor Educacional do Mercosul (SEM); e os Indicadores Educacionais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) participa de programas, grupos de trabalho e comitês, nacionais e internacionais, para a produção e difusão de estatísticas, indicadores e pesquisas comparáveis em nível internacional junto à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Mercosul Educacional.
Em consecução a diferentes acordos e processos de cooperação internacional relacionados à produção e divulgação de estatísticas sociais, o Inep atua, sistematiza e fornece estatísticas educacionais brasileiras para compor diversos estudos e publicações temáticas comparáveis (Pesquisa Talis, Mercosul Educacional, Education at a Glance, etc).
Em 2022 iniciou-se, além de outras ações internacionais, a preparação para realização da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, tradução de Teaching and Learning International Survey. Trata-se de uma pesquisa internacional da OCDE, com foco no ambiente de aprendizagem e nas condições de trabalho dos profissionais de educação básica, que gera subsídios para gestores de políticas públicas sobre o ambiente de ensino e aprendizagem, com informações a respeito das percepções de professores e diretores sobre as condições de trabalho nas escolas, o sistema de ensino e as estratégias utilizadas em sala de aula. O Inep é responsável pela coleta e tratamento dos dados de uma amostra de professores e diretores das escolas que ofertam os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, das redes de ensino pública e privada.
- Divulgação do Panorama da Educação Nacional e disponibilização dos recursos eletrônicos relacionados ao relatório;
- Divulgação pela OCDE do relatório Education at a Glance (EAG);
- Participação na 2ª reunião de NPM (National Project Managers) e NDM (National Data Managers) em formato presencial;
- Participação na 12ª e na 13ª Reunião do Conselho de Gestão, o Talis Governing Board (TGB), por videoconferência;
- Preparação para a etapa de pré-teste da Talis 2024, com a tradução, adaptação e validação dos instrumentos que comporão o pré-teste, bem como a elaboração do planejamento de toda a execução do pré-teste da pesquisa, a ser realizado em março de 2023.
- Tradução, adaptação e validação dos instrumentos que comporão o pré-teste da pesquisa Talis.
- Formalização do Acordo de Cooperação Técnica com o IBGE que, entre as ações do plano de trabalho, prevê a articulação das equipes técnicas para a otimização dos processos de informação das estatística educacionais nacionais aos diferentes projetos e grupos de trabalho coordenados por organismos internacionais, como a Unesco e OCDE.
Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed)
Coordenação-Geral de Controle da Qualidade e de Tratamento da Informação (CGQTI)
Coordenação de Estatística Internacional Comparada (CEIC)
A Coordenação de Estatística Internacional Comparada é composta de:
- 5 servidores;
- 1 estagiário.
- Portaria n.º 986, de 21 de dezembro de 2017, que aprova o Regimento Interno do Inep.