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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep
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Enem

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Publicado em 15/02/2023 11h21 Atualizado em 31/03/2023 12h25

Enem.png

Sobre o Enem

Maior exame nacional e segundo maior do mundo, o Enem foi criado em 1998. O exame avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é a principal forma de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou para pleitear financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas do Enem também podem ser usadas para acesso a mais de 50 instituições de educação superior de Portugal. O exame pode ser feito por qualquer pessoa e há, inclusive, uma aplicação para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o Enem PPL.

O exame avalia o desempenho do estudante e colabora para:

  • autoavaliação;
  • acesso à educação superior;
  • acesso a financiamento e apoio estudantil;
  • desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Saiba mais sobre o Enem

Público-alvo
Gestores públicos, gestores escolares, pesquisadores, educadores, professores, estudantes do ensino médio (concluintes e treineiros), egressos, imprensa, organismos internacionais e órgãos de controle.
Impacto na educação
Os resultados são utilizados para aferir a qualidade do ensino médio no País; subsidiar a implementação de políticas públicas; criar referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; desenvolver estudos e indicadores sobre a educação brasileira; estabelecer critérios de acesso do participante a programas governamentais; e construir parâmetros para a autoavaliação do participante, visando à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.
Enem 2022

Em 2022, apesar de ainda afetado pelos impactos da pandemia de covid-19, o Enem foi realizado regularmente, não registrando intercorrências em sua aplicação. As taxas de abstenção retornaram aos percentuais registrados antes da pandemia, dentro da normalidade histórica.

O número total de inscritos na edição foi de cerca de 3,4 milhões; desses, 2.490.880 participantes compareceram ao primeiro dia. O número corresponde a 73,3% do total de inscritos. No segundo dia de aplicação, ao todo, 2.351.513 estiveram presentes no exame. O número equivale a 67,6% dos inscritos nas duas versões (impressa e digital). Entre os presentes, 2.321.625 realizaram as provas em papel, e 29.888, em computador.  

A realização do Enem 2022 envolveu a aplicação de provas em 1.747 municípios brasileiros, com a participação de mais de meio milhão de colaboradores. Além disso, o Inep mobilizou 11.174 locais de prova, 12.059 coordenações e mais de 153 mil salas. O Enem PPL 2022 foi aplicado em janeiro de 2023.

Atividades realizadas
  • Execução do Contrato de Logística Integrada com os Correios, garantindo a entrega dos materiais para aplicação do exame de forma síncrona, até as 11h nos dois domingos de aplicação, em mais de 10 mil rotas de distribuição.
  • Celebração de Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério da Defesa, para fornecimento de infraestrutura física para guarda temporária dos instrumentos de aplicação do Enem (malotes de prova) em 28 municípios espalhados em todo o território nacional.
  • Celebração de TED com o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), para garantia da segurança por meio de escolta policial em trajetos rodoviários interestaduais nas rotas de distribuição de carga contendo os malotes de prova do Enem, sendo no total 215 rotas e 140.454 quilômetros rodados, com emprego de 232 viaturas policiais da PRF e 696 policiais.
  • Celebração de 27 convênios com as unidades da Federação, mediante os governos de estado, secretarias de Segurança Pública, comandos-gerais de Polícia Militar, visando à garantia da segurança por meio de escoltas policiais nas rotas de distribuição, bem como de policiamento das imediações dos locais de aplicação na modalidade fixa (posto) ou ostensiva (ronda).
  • Capacitação de professores para atuarem como elaboradores e/ou revisores de itens do Enem após Edital de Chamada Pública n.º 69/2020.
  • Concepção e imprima-se de 12 tipos de cadernos de prova, entre regulares, ampliados, superampliados, ledor, braile, ledor videoprova em Libras, para aplicação do Enem regular e da reaplicação de 2022.
  • Concepção e imprima-se de 5 tipos de cadernos de prova, entre regulares, ampliados, superampliados, ledor e braile para aplicação do Pré-Teste Enem 2022.
  • Elaboração de projeto de pesquisa sobre hábitos de estudo e preparação para o exame no segundo ano da pandemia.
  • Concepção de instrumento da Pesquisa Enem 2022 e respectiva implementação na Página do Participante.
  • Aplicação da Pesquisa Enem 2022 no período de confirmação do local de prova, com participação facultativa aos inscritos na referida edição do exame.
  • Aplicação de Pesquisa sobre Percepções de Uso do Sistema de Aplicação Digital no Pré-Teste Enem e produção de infográfico com os dados da pesquisa.
  • Apresentação dos desafios relacionados ao Enem Digital durante a Semana de Inovação da Enap.
Inovações
  • O Enem PPL 2022 foi aplicado em janeiro de 2023, e não mais em dezembro. Seguiu-se a orientação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que alertou que a aplicação no mês de dezembro coincidia com as saídas temporárias de condenados penais, conforme fundamentos da Lei de Execução Penal (Lei n.º 7.210/84).
  • Publicação de matriz de referência para os testes do Enem, segundo as diretrizes do Novo Ensino Médio.
  • Criação de um modelo técnico-pedagógico para capacitação de professores à elaboração de itens segundo a nova matriz do Enem, cobrindo os itinerários formativos, que representam uma inédita forma de aferir conhecimentos dos estudantes.
  • Produção de Painel de BI para apresentação dos dados da Pesquisa Enem 2022 e estruturação de demanda de análises psicométricas para validação do instrumento aplicado.
  • Preparação de projeto de pesquisa sobre Projeto de Vida na perspectiva de egressos do ensino médio.
  • Informações de tratamento pelo nome social diretamente com a Receita, por meio do sistema do Enem.
  • Possibilidade de pagamento por meio de PIX e cartão de crédito.​​​​​​​
  • Identificação de participante por meio de documento digital.
Desafios para os próximos anos
  • Publicação de matriz de referência para os testes do Enem segundo as diretrizes do Novo Ensino Médio.
  • Criação de um modelo técnico-pedagógico para capacitação de professores à elaboração de itens segundo a nova matriz do Enem, cobrindo os itinerários formativos, que representam uma inédita forma de aferir conhecimentos dos estudantes.
  • Elaboração de Matriz de Referência dos Instrumentos Não Cognitivos para estruturação dos Blocos Permanentes e Blocos de Estudos Temáticos nos questionários aplicados no Enem regular e PPL.
  • Proposição de estudos qualitativos e pré-testes dos instrumentos respectivos às matrizes de referência dos questionários do Enem regular e PPL.
  • Elaboração de matriz de referência para avaliação de desenvolvimento de competências digitais.
  • Adequação de itens ao formato digital sem que o suporte seja fator determinante para o desempenho do participante nos exames.
  • Estudo de diferentes tipos de suporte de aplicação para itens em formato digital.
  • Transposição das diretrizes digitais e matriz de competências digitais do Enem para o Encceja e outros exames e avaliações do Inep.
  • Desenvolvimento de um sistema próprio do Inep para aplicações em formato digital.
  • Adaptação da prova digital para os participantes que requerem atendimento especializado.
  • Realização de estudos sobre competências digitais do público do exame de forma a subsidiar políticas de inclusão digital.​​​​​​​
  • Atendimento especializado: Cartão-Resposta ampliado e super ampliado para os participantes que indicaram deficiências visuais; ensalamento em locais de provas específicos para autistas.
  • Material administrativo: leitura digital das atas de sala e da lista de presença pelo aplicativo do coordenador de local (escanear por meio da leitura de código de barras).
  • Sistema de inscrição: aperfeiçoamento das regras de isenção.
Unidade responsável

Diretoria de Avaliação da Educação Básica

  • Coordenação-Geral de Exames e Instrumentos
  • Coordenação-Geral de Medidas da Educação Básica
Força de trabalho

Área pedagógica
Diretoria de Avaliação da Educação Básica

  • Equipe de servidores: 27.
  • Equipe de colaboradores internos: 15.
  • Membros de comissões assessoras: 116.

Apoio operacional
Diretoria de Gestão e Planejamento

  • Coordenação-Geral de Gestão Administrativa: 4 servidores e 4 terceirizados.
  • Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Aplicação: 8 servidores, 8 terceirizados e 2 estagiários.
  • Coordenação-Geral de Monitoramento e Integração Logística: 7 servidores e 7 terceirizados.
Fundamentação legal
  • Decreto n.º 9.432, de 29 de junho de 2018, que regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica.
  • Portaria n.º 458, de 20 de março de 2020, que altera a Portaria de Consolidação n.º 1/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, e n.º 2, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a inclusão e o preenchimento obrigatório dos campos Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) nos sistemas de informação.
  • Portaria MEC n.º 468, de 3 de abril de 2017, que dispõe sobre a realização do Enem e dá outras providências.
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