Notícias
Prova Nacional Docente
Prazo de adesão à PND é prorrogado até 15/6
O prazo para que estados e municípios manifestem interesse em participar da Prova Nacional Docente (PND) foi prorrogado até o dia 15 de junho. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira, 17 de abril. A adesão deve ser formalizada junto ao Ministério da Educação (MEC) por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).
Prova – A PND vai utilizar a matriz de referência e os instrumentos de avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas). Além disso, será realizada conforme calendário e locais de aplicação previstos para o Enade das Licenciaturas. No caso de estudantes concluintes de cursos de licenciatura e participantes do Enade, a PND será a avaliação teórica do exame.
A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. Os objetivos do exame são: subsidiar a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal nos processos de seleção e ingresso no magistério da educação básica pública; conferir parâmetros para autoavaliação dos participantes, com vistas à continuidade da formação e inserção no trabalho docente; bem como fornecer subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas de formação inicial e continuada de professores.