Notícias
PROVA NACIONAL DOCENTE
Em nova etapa da produção de resultados da PND, Inep reúne 200 especialistas em Brasília
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou esta semana, em Brasília (DF), mais um encontro relacionado à produção dos resultados da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). O evento reuniu 200 professores que atuaram na equalização dos itens da prova da reaplicação com as questões da prova regular. A intenção é proporcionar compatibilização nos valores atribuídos aos itens dos cadernos de questões das duas provas e assim manter a comparabilidade entre ambas.
Esse evento se soma ao evento realizado entre os dias 24 e 28 de outubro, do qual participaram 400 especialistas, também em Brasília, e que esteve voltado ao método de definição de padrões de desempenho dos docentes e recém-formados em 17 áreas de licenciatura.
A definição de padrões de desempenho para a formação docente é essencial para criar bases para uma avaliação justa e para orientar o desenvolvimento contínuo dos docentes. Esses padrões funcionam como um guia sobre o que os professores devem saber e ser capazes de fazer, promovendo práticas pedagógicas eficazes e alinhadas às necessidades dos alunos.
No caso da PND, os resultados serão disponibilizados aos participantes em uma escala que vai de 0 a 100 pontos e serão apresentados com referência aos padrões de desempenho definidos nessa escala.
O participante que fez mais de 50 pontos será alocado no padrão básico, o que significa que ele é capaz de compreender e reproduzir fundamentos teórico-metodológicos essenciais à prática docente, reconhecendo a importância da legislação, da diversidade e dos direitos humanos no contexto educacional. Além disso, consegue identificar e utilizar metodologias, recursos didáticos e estratégias avaliativas de forma orientada, ainda que com limitações na articulação entre teoria e prática e na contextualização das atividades; demonstra conhecimento inicial sobre o sistema educacional brasileiro; é capaz de reconhecer desafios e propor intervenções simples, promovendo a participação dos estudantes; tem condições mínimas de planejar, conduzir e avaliar práticas educativas necessitando ainda de orientação para que consiga realizar essas ações de forma reflexiva e contextualizada.
O participante que faz mais de 70 pontos será alocado no padrão adequado e, além das competências do padrão básico, é capaz de analisar, selecionar e aplicar metodologias e avaliações em planos de aula, fundamentando-se em princípios éticos, legais e pedagógicos; atua de forma crítica, promovendo a autonomia dos estudantes. Utiliza diferentes recursos e tecnologias, relacionando saberes científicos, pedagógicos e tecnológicos à realidade social e cultural; planeja e conduz práticas educativas e avaliações, refletindo sobre os resultados para aprimorar sua atuação; reconhece desafios do contexto escolar e propõe estratégias para promover a cidadania, a justiça social e a formação integral dos estudantes.
O resultado da PND poderá ser usado para professores que têm interesse em participar de processos seletivos da rede básica de ensino de estados e municípios. Esses entes vão definir como aproveitar os resultados em seus respectivos certames. Além disso, o resultado será utilizado para avaliação dos cursos de licenciaturas, no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
PND – A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Diretrizes – A Portaria n.º 399/2025 dispõe sobre as regras e os procedimentos para realização da PND. A prova teve a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição em 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. A PND será aplicada anualmente, voltada aos licenciados.
Enade Licenciaturas – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade Licenciaturas é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de licenciatura em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica e prática vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital.
O modelo do exame foi reformulado em 2024 com o objetivo de aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil. Além das provas teóricas já comumente realizadas, o Inep acrescentou uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. Essa avaliação da prática ocorre durante o estágio supervisionado do estudante de licenciatura.
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, por meio de recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
Além da PND, o programa prevê, ainda, as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.
Assessoria de Comunicação Social do Inep