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Inep promove evento para validar matrizes de cursos técnicos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (DAEPT), realiza, entre os dias 27 e 30 de maio, o evento de Validação da Matriz de Referência dos Cursos Técnicos. O encontro acontece no auditório do Instituto e contempla os cursos de eletromecânica, administração, edificações e informática.
Promovido pela Coordenação-Geral de Exames e Certificações da Educação Profissional e Tecnológica (CGECEPT), o evento reúne docentes da educação profissional técnica de nível médio das redes públicas (municipais, estaduais e federal), da rede privada e do Sistema S. O objetivo é validar as matrizes que servirão de base para os futuros exames nacionais de avaliação da educação profissional e tecnológica.

- Ricardo Magalhães (à esq.), diretor da DAEPT, e Alexandre da Silva Ferry (à dir.), coordenador-geral de Exames e Certificações da EPT, durante o evento
A participação desses especialistas representa uma contribuição essencial na construção de instrumentos avaliativos alinhados às demandas formativas e às especificidades de cada curso técnico, reforçando o compromisso coletivo com a qualidade da formação técnica no Brasil.
Durante a cerimônia de abertura, o diretor da DAEPT, Ricardo Magalhães, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o papel estratégico da colaboração entre o Inep e as instituições de ensino. “É fundamental contar com o apoio de vocês, pesquisadores, para que possamos, juntos, aprimorar, fortalecer e ampliar a educação profissional tecnológica, tão necessária no nosso país”, afirmou.
Para o coordenador-geral da CGECEPT, Alexandre Ferry, a validação das matrizes é uma etapa essencial para assegurar que os instrumentos de avaliação estejam conectados com a realidade dos cursos técnicos e com as exigências do mercado de trabalho.
A ação integra os estudos para a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SINAEPT), que visa subsidiar políticas públicas com base em evidências, promover a melhoria da qualidade da formação técnica e orientar a criação de exames em larga escala.
A realização do encontro reafirma o papel da DAEPT no desenvolvimento de metodologias e modelos avaliativos voltados à realidade da educação profissional. A diretoria tem como missão desenvolver projetos que abordem múltiplas dimensões – como desempenho dos estudantes, condições de oferta, impacto social e permanência –, promovendo a qualificação contínua da educação profissional e tecnológica (EPT) no cenário educacional brasileiro.
Assessoria de Comunicação Social do Inep