Notícias
INSTITUCIONAL
Inep aplicará avaliação digital a estudantes de cursos técnicos
No mês de novembro, o Inep dará início à aplicação digital do estudo-piloto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Sinaept), avaliando estudantes concluintes de dez cursos técnicos de nível médio em mais de 600 instituições de ensino do país. A iniciativa integra a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT) e marca a primeira avaliação do Inep composta, exclusivamente, por itens nato-digitais.
Conduzida pela Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Daept), o piloto testa instrumentos, procedimentos e plataformas digitais que vão embasar o modelo nacional de avaliação da educação profissional e tecnológica (EPT).
Para Alexandre Ferry, coordenador-geral de Exames e Certificações da EPT, as provas criadas totalmente em ambiente digital representam um avanço do Inep no uso de tecnologias aplicadas à criação de novos formatos de avaliação. “Essa é uma etapa importante na consolidação do Sinaept, pois envolve um formato inovador, com itens interativos que dialogam com o fazer técnico e com as práticas de resolução de problemas próprias da educação profissional e tecnológica”, pontuou.
Operadas por meio da plataforma TAO, as avaliações contam com itens que exploram diferentes tipos de interações digitais, como arrastar e soltar, associação entre conceitos, seleção em imagens, organização de elementos em sequência lógica e ajuste de parâmetros em escalas deslizantes.
A prova-piloto é destinada a estudantes concluintes dos cursos técnicos em administração, agropecuária, edificações, enfermagem, eletromecânica, eletrotécnica, informática, química, segurança do trabalho e desenvolvimento de sistemas. As aplicações ocorrerão em polos cadastrados, sob supervisão institucional e monitoramento remoto e presencial do Inep.
A aplicação será 100% online e os resultados não terão caráter classificatório ou certificador. Eles servirão para calibrar itens, validar matrizes e aprimorar os procedimentos do Sinaept, fortalecendo a construção de um modelo nacional de avaliação da educação profissional e tecnológica e apoiando políticas públicas para o setor.
Nesse contexto, o diretor de Avaliação da EPT, Ricardo Magalhães Dias Cardozo, ressaltou que a iniciativa representa um passo decisivo para a implementação do Sinaept: “A aplicação digital do piloto do Sinaept reforça o compromisso do Inep em desenvolver avaliações que dialoguem com a complexidade e a diversidade da educação profissional e tecnológica em colaboração com as redes ofertantes, de forma a fortalecer a produção de informações qualificadas para o aprimoramento contínuo das políticas de EPT.”
Assessoria de Comunicação Social do Inep