Notícias
ESTUDOS EDUCACIONAIS
Pesquisa Inep aborda EJA e Educação Profissional
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última terça-feira, 22 de abril, o primeiro encontro do novo ciclo de seminários Pesquisa Inep. A transmissão está disponível no canal do Instituto no YouTube.
A série de encontros abordará os textos do Volume 10 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: contribuições ao Novo PNE – Redução das desigualdades. A primeira live discutiu estudos que tratam das taxas de conclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na forma integrada à educação profissional, além da aprendizagem profissional no Brasil.
A iniciativa foi ressaltada pela diretora de Estudos Educacionais do Inep, Maria Teresa Gonzaga Alves, como uma importante contribuição do Instituto ao debate público que vem sendo promovido em diferentes setores da sociedade sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE). “Após uma década de vigência do atual Plano Nacional de Educação, estamos em um momento de repensar as metas e estratégias para os próximos anos”.
Maria Teresa destacou que os estudos foram elaborados com base em evidências e que o Inep tem papel fundamental nesse processo. “Temos o compromisso de produzir estudos e relatórios que orientem a formulação de políticas educacionais”. O encontro, mediado pelo coordenador Gustavo Moraes, contou também com a participação da coordenadora-geral de Estudos Educacionais do Inep, Alvana Bof, que ressaltou a temática da redução das desigualdades educacionais no país como fundamental ao Novo PNE.
Estudos – Um dos estudos apresentados na primeira live destaca mais uma dimensão da exclusão educacional no Brasil, diagnosticando a baixa escolaridade média da população brasileira e a pequena oferta da EJA na forma integrada à educação profissional no ensino médio. Mostra também as taxas de conclusão, que são ainda mais baixas. O objetivo da pesquisa é identificar e caracterizar essa oferta integrada, além de analisar as formas de organização curricular que a estruturam.
Já o estudo que aborda a aprendizagem profissional destaca a importância da inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social. A análise destaca o papel dessa modalidade na promoção da equidade educacional, ao oferecer oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho.
Confira os próximos encontros:
29 de abril
- Balanço do fechamento das escolas no meio rural brasileiro (2013-2023)
- Índice de Iniquidades Interseccionais (Triplo I) e Índice de Qualidade com Equidade (IQE): aplicação com dados do Saeb e implicações para o novo Ideb
6 de maio
- Escolas indígenas, do campo e quilombolas: escolas com "localização diferenciada" ou escolas com "educação diferenciada"?
- Evasão escolar entre estudantes de escolas localizadas em terras indígenas e quilombolas
13 de maio
- A trajetória educacional como estratégia para monitorar o direito à educação dos estudantes do público-alvo da educação especial
- Onde estão os professores? Trajetórias ocupacionais dos egressos das licenciaturas
20 de maio
- Atendimento do Piso do magistério nas redes públicas: uma análise a partir dos dados do Censo da Educação Básica e da Rais
- Metodologia de cálculo dos custos médios dos segmentos do Fundeb por camadas: uma análise sobre o número de alunos por turma de tipologias selecionadas
Assista à transmissão no canal do Inep no Youtube
Acesse o volume 10 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
Saiba mais sobre o monitoramento do PNE