Notícias
ESTUDOS EDUCACIONAIS
Inep realiza terceiro encontro Pesquisa Inep
As escolas indígenas, do campo e quilombolas, bem como a evasão escolar entre esses estudantes foram tema do terceiro encontro Pesquisa Inep. Os seminários são promovidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sempre às terças-feiras, até o dia 20 de maio. A transmissão está disponível no canal do Inep no YouTube.
A cada encontro, são abordados os textos do Volume 10 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: Contribuições ao Novo Plano Nacional de Educação (PNE) – Redução das Desigualdades. A iniciativa dá continuidade ao debate sobre a produção de evidências relativas ao desenvolvimento da educação no Brasil, com o objetivo de contribuir tecnicamente para a construção do novo PNE.
Estudos – No primeiro estudo, o autor Márcio Lima analisou se estudar em escolas localizadas em comunidades indígenas ou quilombolas reduz a evasão escolar e aumenta a conclusão da educação básica, em comparação com escolas rurais comuns. A pesquisa usou dados do Censo Escolar e aplicou a "razão de chances" para comparar a probabilidade de evasão definitiva entre os grupos.
De acordo com o levantamento, as escolas com localização diferenciada, em geral, mostraram menor probabilidade de evasão em comparação às escolas rurais não diferenciadas; contudo, essa probabilidade varia de acordo com a etapa, a série ou o ano e o grupo analisado.
Já o segundo estudo, apresentado por Alexandre de Azevedo, busca esclarecer se escolas localizadas em terras indígenas, áreas rurais e territórios quilombolas podem ser automaticamente classificadas como escolas indígenas, do campo ou quilombolas. Além disso, averigua se os dados produzidos por instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Inep são suficientes para monitorar as metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), proposto no Projeto de Lei nº 2.614/2024, atualmente em tramitação no Congresso Nacional.
Para isso, os autores do estudo utilizaram pesquisa documental, bibliográfica e análises estatísticas baseadas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua e no Censo Escolar.
Confira os próximos encontros:
13 de maio
- A trajetória educacional como estratégia para monitorar o direito à educação dos estudantes do público-alvo da educação especial
- Onde estão os professores? Trajetórias ocupacionais dos egressos das licenciaturas
20 de maio
- Atendimento do Piso do magistério nas redes públicas: uma análise a partir dos dados do Censo da Educação Básica e da Rais
- Metodologia de cálculo dos custos médios dos segmentos do Fundeb por camadas: uma análise sobre o número de alunos por turma de tipologias selecionadas
Assista à transmissão no canal do Inep no Youtube
Acesse o volume 10 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
Saiba mais sobre o monitoramento do PNE