Notícias
ENEM
Enem utiliza metodologia que privilegia conhecimento
No último domingo (9), a edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentou, pela primeira vez, itens no modelo testlets. Trata-se de uma metodologia que utiliza um grupo de itens relacionados a um mesmo texto-base, de modo que cada item mantém sua independência, sem apresentar elementos que possam ser considerados para a resposta de outro.
Ao utilizar um texto-base para vários itens, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) torna o exame mais contextualizado e favorece a integração dos conhecimentos avaliados.

- .
Ao participante, o modelo testlets propicia o desenvolvimento de habilidades de análise crítica, raciocínio lógico e inferência, além de otimizar o tempo de prova.
A iniciativa permite:
- Leitura e análise de textos mais próximos à integridade da fonte primária;
- Redução do tamanho da prova;
- Abordagem de contextos com maior complexidade;
- Avaliação de tarefas cognitivas mais complexas;
- Evitar o desperdício de esforço na leitura de vários excertos de texto.
“Os itens apresentados nesse modelo foram todos pré-testados, o que assegura a sua qualidade pedagógica e psicométrica. Espera-se que, a partir desta edição, esse modelo seja adotado não apenas para a área de linguagens, na qual ele foi aplicado em 2025, mas também para outras áreas de conhecimento”, adianta a diretora de Avaliação da Educação Básica, Hilda Linhares.
A abordagem é mais utilizada em aplicações que visam analisar a capacidade de o participante compreender e usar informações para demonstrar o conhecimento adquirido ao longo da formação escolar. O modelo inclui desde interpretação literal até inferências e aplicações de conceitos.
Acesse a Página do Participante
Acesse a página de orientações do Enem
Acesse o edital do Enem 2025