Notícias
CELPE-BRAS
Divulgados resultados do Celpe-Bras 2025/1
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira, 27 de maio, no Diário Oficial da União (DOU), o resultado do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2025/1. Os participantes podem acessar a certidão eletrônica com o nível de proficiência obtido, por meio do Sistema Celpe-Bras.
Com base no desempenho obtido nas provas escrita e oral do exame, os participantes são classificados em cinco níveis de proficiência: Sem certificação (0,00 a 1,99), Intermediário (2,00 a 2,75), Intermediário Superior (2,76 a 3,50), Avançado (3,51 a 4,25) e Avançado Superior (4,26 a 5,00). Aqueles que atingirem pontuação a partir de 2,00 recebem a certificação correspondente ao nível alcançado.
A certidão digital tem validade legal e pode ser utilizada junto a instituições brasileiras ou estrangeiras. Para fins oficiais, também é aceita a publicação no DOU, desde que apresentada em via original ou cópia autenticada. A autenticidade da certidão pode ser confirmada por protocolo eletrônico no próprio sistema.
Celpe-Bras – O exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
O Celpe-Bras é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior, destinado a estrangeiros, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.
O exame tem uma parte escrita, que avalia, de forma integrada, a compreensão oral, imagética, a leitura e a produção escrita em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possa ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.
Acesse a portaria com os resultados
Acesse o Sistema Celpe-Bras
Saiba mais sobre o Celpe-Bras
Assessoria de Comunicação Social do Inep