Pesquisa sobre Diversidade e Inclusão 2024
Apresentação
A Pesquisa Suplementar sobre Diversidade e Inclusão foi elaborada a partir de uma demanda da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) sobre a disponibilidade de informações relacionadas ao contexto escolar que poderiam impactar no direito à educação.
A equipe da Coordenação-Geral do Censo Escolar (CGEB), da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep (Deed/Inep), em conjunto com técnicos da Secadi/MEC construíram um questionário como instrumento da pesquisa. A parceria ainda foi determinante nos processos de comunicação com as redes de ensino para assegurar uma cobertura adequada do público-alvo na coleta de dados. A coordenação da pesquisa e o tratamento de dados foram realizados pela equipe da Deed/Inep, que contou com o apoio técnico das equipes das Coordenações Estaduais do Censo Escolar na coordenação e realização dos esforços de campo em seus respectivos territórios.
Os temas tratados na pesquisa foram: suspensão de atividades escolares em decorrência de eventos climáticos extremos; funcionamento noturno da escola e disponibilidade de espaços físicos, profissionais e recursos nesse período; desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, Direitos Humanos e para as Relações Étnico-Raciais; aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar e a oferta de alimentação no período noturno; e informações presentes nos registros escolares.
A disseminação dos resultados da pesquisa encontra-se organizada nos produtos abaixo relacionados.
Material de apoio:
Resultados: