O Programa Solo Vivo é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que visa recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar no estado.
Com investimento de R$ 42,8 milhões, o programa atende, nesta primeira etapa, cerca de 800 a 1.000 famílias agricultoras, distribuídas em assentamentos de 10 municípios de Mato Grosso.
O objetivo é promover a recuperação da fertilidade dos solos, melhorar a produtividade agrícola, gerar mais renda e garantir a permanência das famílias no campo de forma sustentável.
O IFMT é responsável pelos estudos técnicos, análises laboratoriais e pela elaboração de laudos que orientam as ações de correção e manejo do solo. A atuação envolve professores, técnicos e estudantes bolsistas, que utilizam ferramentas tecnológicas como o software SolIF e laboratórios estruturados com apoio do Mapa.
Além da análise e correção dos solos, o programa oferece capacitação gratuita, com o curso online “Metodologia Solo Vivo: Da Coleta de Amostras à Análise de Solo”, que amplia o alcance e a replicabilidade da metodologia adotada.
Na parte operacional, o programa conta com um sistema digital de gestão, o Operation Center, que permite monitorar em tempo real as máquinas e as atividades no campo, garantindo eficiência, transparência e controle de todo o processo de correção dos solos.
o Solo Vivo alia ciência, tecnologia e desenvolvimento social, sendo uma ação concreta para transformar realidades, fortalecer a produção sustentável e valorizar a agricultura familiar em Mato Grosso.
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Programa Solo Vivo vai recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso
- Investimentos na agricultura familiar de Mato Grosso impulsionam desenvolvimento regional
- Em Mato Grosso, ministro Carlos Fávaro destaca importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico
- Presidente Lula e ministro Carlos Fávaro lançam programa Solo Vivo em Mato Grosso
Notícias relacionadas
Mapa encerra COP30 com 112 participações e destaca Caminho Verde Brasil na Blue Zone
Delegação apresentou programas estruturantes e ampliou o diálogo internacional em agricultura sustentável
Investimentos na agricultura familiar de Mato Grosso impulsionam desenvolvimento regional
Ministro Carlos Fávaro lançou projetos e detalhou investimentos para diversificação da vocação agropecuária do estado
Em Mato Grosso, ministro Carlos Fávaro destaca importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico
Investimentos no setor podem chegar a R$ 500 milhões
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau
Temas relacionados ao campo, ao mercado, à gestão e industrialização para aprimoramento da produção de cacau no Brasil e no mundo foram debatidos