Notícias
DEFESA AGROPECUÁRIA
Mapa e setor farmacêutico debatem produção de vacinas para animais de rebanho
O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, se reuniu, nesta quarta-feira (12/08), com representantes da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) para discutir a produção nacional e o abastecimento de vacinas destinadas aos rebanhos brasileiros. O encontro ocorreu na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília (DF).
Durante a reunião, foram discutidas medidas relacionadas à produção nacional de vacinas de uso veterinário, principalmente para a pecuária brasileira, como as vacinas contra raiva e brucelose. Também foram abordadas oportunidades para a produção de imunizantes destinados à exportação, inclusive para mercados que ainda utilizam a vacinação contra a febre aftosa.
Entre os temas tratados, esteve a retomada da produção nacional da vacina contra a raiva, além de oportunidades relacionadas à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação na área de imunizantes veterinários.
O ministro André de Paula destacou a convergência de interesses entre o poder público e a indústria em relação à segurança do abastecimento e à produção nacional. “O que nós queremos é encontrar formas de produzir localmente, com toda a segurança, para que o Brasil não fique vulnerável pela falta de uma vacina confiável”, afirmou.
A reunião também tratou da atuação do Mapa dentro de suas competências regulatórias e sanitárias e das possibilidades de interlocução com o setor para a produção nacional de vacinas veterinárias. “Nossa prioridade é que isso gere emprego no Brasil, fortaleça a nossa capacidade produtiva e, ao mesmo tempo, garanta segurança sanitária para o país. Estamos abertos para construir esse caminho junto com a indústria”, acrescentou.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br