Notícias
Inovação
Parceria com a Ceplac permite criar novos cursos na Federal do Sul da Bahia
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está implantando curso de engenharia com foco em sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, graças a parceria formalizada com a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para a instalação dos Centros de Formação em Tecnociências e em Ciências e Tecnologias Agroflorestais foi acertado o compartilhamento de laboratórios, além de cooperação tecnológica e ações conjuntas nas áreas de pesquisa e de extensão.
Os novos cursos de engenharia da UFSB têm proposta inovadora. Após concluir o bacharelado Interdisciplinar em Ciências, os alunos continuam estudos com módulos temáticos, projetos integradores e em espaços de convivência pedagógica. Equipes docentes formadas por engenheiros e cientistas de diferentes áreas da universidade e da Ceplac aplicarão pedagogia baseada em projetos socialmente referenciados, inspirada nas ideias de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Milton Santos.
Até o fim deste ano, haverá seleção dos estudantes que formarão as primeiras turmas. Serão ofertadas inicialmente 200 vagas para ingresso comum em engenharia da sustentabilidade com formação sequencial em engenharia agrícola, florestal, sanitária e urbana, com outras opções em projeto.
De imediato, a universidade iniciará obras de reforma e de adequação dos espaços cedidos pela Ceplac. Com a abertura dos cursos, outras ações em andamento, no âmbito da parceria, ganharão força, a implantação do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, que servirá de incubadora para projetos e empreendimentos dos futuros engenheiros formados pela universidade, adiantou Daniel Piotto, doutor em Florestas e Estudos Ambientais pela Yale University e decano do Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais da UFSB.
A integração social dos cursos será priorizada sob dois aspectos. Um, da Universidade para a Sociedade, com a participação dos estudantes na solução de problemas concretos da realidade onde estão inseridos, com ênfase na sustentabilidade social e ambiental tendo a Ceplac no foco. Outro, da Sociedade para a Universidade, com a valorização da participação dos segmentos sociais e empresariais no desenvolvimento de soluções, mediante um Conselho Consultivo, onde a Ceplac será protagonista.
Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br