Planos de Contingências
Um Plano de Contingência (PC) é o documento que registra o planejamento elaborado a partir do estudo de uma determinada hipótese de emergência. A Secretaria de Defesa Agropecuária elaborou os Planos de Contingência para Influenza Aviária, Febre Aftosa, Peste Suína Africana e Peste Suína Clássica.
O Plano de Contingência é um pré-planejamento para possíveis eventos, e serve de subsídio para a elaboração do Plano de Ação do Incidente (PAI). No PC estarão previstas as responsabilidades de cada organização, as prioridades e medidas iniciais a serem tomadas e a forma como os recursos serão empregados para uma determinada tipologia de emergência em saúde pública.
Os PCs devem ser testados por meio de simulados e modificados sempre que necessário. Pode ocorrer ainda que o Plano de Contingência precise ser readequado, durante a resposta, com base nos fatos concretos da evolução do evento. Devem também ser aprimorados à luz das lições apreendidas.
O Plano de Contingência é, portanto, instrumento fundamental para nortear a resposta à determinada tipologia de emergência agropecuária no âmbito do Centro de Operações de Emergência Agropecuárias. A elaboração e a revisão dos Planos de Contingência são de responsabilidade das áreas técnicas competentes da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Planos de Contingência, Planos de Vigilância e Instruções Normativas Elaborados pelos Departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária
Emergências Zoossanitárias
- Plano de contingência geral
- Plano de contingência para a febre aftosa
- Plano de contingência para a peste suína africana
- Plano de contingência para a influenza aviária de alta patogenicidade e a doença de Newcastle
- Plano de contingência para a peste suína clássica (em revisão)
- Procedimento Operacional Padrão para Postos Fixos e Equipes Volantes em Emergência Zoossanitária - Parte Específica: influenza aviária de alta patogenicidade e doença de Newcastle
Emergências Fitossanitárias
Pragas Quarentenárias Presentes
- Prevenção, Controle e Erradicação da Mosca-da-Carambola
- Prevenção e Controle do Huanglongbing (HLB)
- Prevenção e Controle do Cancro Cítrico
- Prevenção e Controle do Ácaro Hindustânico
- Prevenção e Controle da Sigatoka Negra da Bananeira
- Prevenção e Controle do Moko da Bananeira
- Prevenção e Controle do Cancro Europeu das Pomáceas
- Prevenção e Controle do Cancro Bacteriano da Videira
- Prevenção e Controle do Gorgulho da Manga
- Prevenção e Controle do Caruru Palmeri
- Prevenção e Controle da Vassoura de Bruxa da Mandioca
Pragas Não Quarentenárias Presentes
Pragas de Interesse Econômico
Exercícios Simulados
É uma atividade controlada que consiste em imitar uma situação que poderia existir na realidade. O exercício simulado é uma forma de praticar, treinar, monitorar e avaliar a capacidade de resposta a uma emergência. Ele permite que as pessoas pratiquem seus papéis e funções e podem ajudar a desenvolver, avaliar e testar capacidades funcionais de gestão de emergência, procedimentos e mecanismos para responder emergências, crises e desastres com impacto da Defesa Agropecuária. Servem para identificar os pontos críticos e aumentar a capacidade de preparação para resposta antes que uma emergência real ocorra.
O objetivo principal de um exercício simulado é validar e melhorar os planos e contingência e planos de vigilância existentes, procedimentos e preparação e resposta para todos os tipos de incidente, ou os principais incidentes que possam ocorrer com impacto na Defesa Agropecuária.
Existem diferentes tipos de exercícios, incluindo exercícios de mesa baseados em discussão, bem como exercícios baseados em operações, como simulações, exercícios funcionais e exercícios de campo/em escala real.
Mais Informações acessar os conteúdos: