Prevenção e Erradicação do Huanglongbing (HLB).
O HLB (huanglongbing) ou greening é a principal praga de cultivos de citros do mundo, cujos agentes etiológicos que ocorrem no Brasil são as bactérias Candidatus Liberibacter asiaticus e Candidatus Liberibacter americanus, sendo a primeira de ocorrência predominante. Ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes. As árvores novas afetadas não chegam a produzir e as adultas em produção sofrem uma grande queda prematura de frutos e definham ao longo do tempo.
O HLB é transmitido pelo psilídeo Diaphorina citri, inseto de coloração branca acinzentada e manchas escuras nas asas, com comprimento de 2 a 3 mm, e ataca os pomares nas épocas de brotação das plantas.
O controle do greening fundamenta-se, principalmente, no plantio de mudas sadias, na eliminação das plantas doentes e no manejo adequado do psilídeo.
A Portaria nº 1.326, de 04 de julho de 2025, institui o Programa Nacional de Prevenção e Controle da praga (PNCHLB) e define os critérios do Plano de Ação (modelo sugerido), a ser elaborado pelo Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal, em articulação com a respectiva Superintendência de Agricultura e Pecuária, no prazo de cento e vinte dias, após a data de publicação da Portaria.
Encontrado pela primeira vez na Ásia há mais de 100 anos, o greening foi identificado no Brasil em 2004, nas regiões Centro e Leste do Estado de São Paulo. Hoje, está presente em todas as regiões citrícolas paulistas e também em pomares de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Goiás.
Além das Unidades da Federação reconhecidas como com e sem ocorrência de HLB, nos mapas abaixo pode-se verificar também os municípios brasileiros em que já foi confirmada a ocorrência da doença. Dentre as UF com ocorrência, as que apresentam menor incidência são Goiás, com apenas três municípios confirmados oficialmente e, Santa Catarina, com dez municípios.

- .