SAIBA O QUE É E COMO INSTAURAR UM COE
O Centro de Operações de Emergências Agropecuárias (COE) é uma estrutura organizacional que tem como objetivo promover a resposta coordenada por meio da articulação e da integração dos agentes envolvidos.
A sua estruturação permite a análise dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento de emergências com impacto na Defesa Agropecuária. Ele é constituído por profissionais das Coordenações-Gerais e Departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária com competência para atuar na tipologia de emergência identificada. Quando necessário, também são convidados outros órgãos e entidades para compor o COE.
O COE é o responsável pela coordenação das ações de resposta às emergências, incluindo a mobilização de recursos para o restabelecimento dos serviços de Defesa Agropecuária e a articulação da informação entre as três esferas do SUASA. É responsável ainda por identificar a necessidade do envio de missão exploratória da FN-SUASA.
Quando da ativação do COE, deve ser avaliada a necessidade do acionamento da Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (FN-SUASA); da recomendação de declaração do estado de emergência ao Ministro da Agricultura e Pecuária; e da necessidade de acionamento de recursos adicionais, inclusive apoio internacional especializado.
*Texto adaptado a partir de informações do Ministério da Saúde.
IMPORTANTE
O COE pode ser ativado para qualquer incidente de importância à Defesa Agropecuária, ainda que não seja uma emergência, justamente para evitar que ela se instale.
DICA: e eficácia do COE depende da cooperação e coordenação entre todos os envolvidos. Transparência e comunicação aberta são fundamentais.