O Programa Eco Invest Brasil é uma iniciativa do Governo Brasileiro por meio do Tesouro Nacional criada para facilitar a atração de investimentos privados estrangeiros essenciais para a transformação ecológica do país.
O Eco Invest é um tem como objetivo mobilizar recursos para recuperar 1 milhão de hectares de terras degradadas no âmbito do Programa Caminho Verde Brasil, nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.
O 2º Leilão Eco Invest coordenado pela Secretaria do Tesouro Nacional, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que utiliza o modelo de blended finance — combinação de recursos públicos e privados — visa atrair recursos para impulsionar investimentos em práticas regenerativas e de baixo carbono na agropecuária nacional.
As regras e diretrizes para o 2º Leilão Eco Invest, foram instituídas pela Portaria STN/MF nº 926.
O objetivo central do leilão é viabilizar a transição produtiva de áreas degradadas, por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa, do incentivo à adoção de tecnologias sustentáveis, da proteção contra o desmatamento e do aumento da produtividade agropecuária com respeito ao meio ambiente. A iniciativa também reforça o compromisso do país com a segurança alimentar, a preservação da biodiversidade e a inclusão produtiva de pequenos e médios produtores rurais.