Notícias
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
MIDR iniciará escuta ativa de demandas da população do Vale do Jequitinhonha
MIDR promove capacitação sobre desenvolvimento e ordenamento territorial no Vale do Jequitinhonha (Foto: Pixabay)
Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) estará em Araçuaí nesta terça-feira (3), onde aplicará as oficinas “Perspectivas para o Desenvolvimento Regional” e “Desenvolvimento em Jogo”, tendo como principais públicos professores, estudantes de Administração e representantes de colegiados de políticas públicas, além de gestores e lideranças políticas locais. Essa ação faz parte do avanço no trabalho interinstitucional, ao ampliar a aproximação entre o Governo Federal e as demandas do território. O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) é formado por representantes de 21 ministérios e por instituições regionais vinculadas ao Vale do Jequitinhonha.
O evento será no auditório do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Araçuaí, município que que faz parte de um conjunto de 51 cidades localizadas no Vale do Jequitinhonha. O diretor de Políticas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento Territorial do MIDR, João Mendes, e a coordenadora-geral de Fortalecimento de Capacidades dos Entes Federados da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Taciana Leme, representarão a Pasta na agenda.
“Nós vamos fazer oficinas mostrando como funciona a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), dos programas que a política tem, desde o Cidades Intermediadoras, o Inova, o Rotas de Integração Nacional, vamos falar também da Política Nacional de Ordenamento Territorial, pois aquela área é importante para debater o ordenamento, já que grandes mineradoras estão chegando, então é natural que haja conflitos e a PNOT tem essa intenção de mitigar os conflitos territoriais”, destacou o diretor João Mendes.
“Muitos locais que as mineradoras estão querendo explorar e são territórios de comunidades de povos tradicionais, então a ideia é que a gente use os elementos que a PNOT vai oferecer quando ela for instituída desde agendas referenciais e estudos de impactos territoriais. A gente tomou por base o que a União Europeia faz para ajudar com estratégias de criação de consensos. Nenhum dos lados sai completamente satisfeito, mas que façam negociações, cada um fazendo suas concessões”, explicou João Mendes.
“Já temos as primeiras diretrizes que foram apresentadas na primeira reunião do Grupo Interministerial e iremos apresentar para os grupos que estão lá nos escutando. Queremos trazer as maiores demandas da população para apresentar ao Grupo de Trabalho Interministerial, pois pode acontecer de estarmos aqui formulando com toda boa vontade e não ser o que o território espera”, completou o diretor do MIDR.
Desenvolvimento em Jogo
À tarde, a coordenadora-geral de Fortalecimento de Capacidades dos Entes Federados do MIDR, Taciana Leme, vai aplicar o Desenvolvimento em Jogo, mostrando como funciona a dinâmica de construção de uma política pública, como a de ordenamento territorial, além dos conflitos que podem surgir e das lacunas e obstáculos que podem vir desde questões orçamentárias até a ausência de previsibilidade legal para algumas intenções do território.
Inspirado em jogos de RPG, o Desenvolvimento em Jogo apresenta, de forma lúdica e participativa, os principais conceitos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O objetivo é aproximar as políticas públicas da população, contribuindo para a formação de jovens, estudantes e gestores comprometidos com a redução das desigualdades regionais e com a promoção do desenvolvimento sustentável.
Na dinâmica do jogo, os participantes são divididos em cinco equipes, cada uma representando uma das macrorregiões brasileiras. A partir desse recorte, são desafiados a simular processos de tomada de decisão que envolvem interesses diversos e realidades territoriais distintas. A proposta estimula a reflexão sobre a diversidade do território nacional e sobre a importância da cooperação entre regiões para alcançar um desenvolvimento equilibrado.
De acordo com Taciana Leme, a iniciativa amplia as possibilidades de formação e diálogo sobre políticas públicas. “A proposta do Desenvolvimento em Jogo é demonstrar que essa metodologia pode ser aplicada a diferentes áreas, como segurança hídrica, segurança alimentar, igualdade racial e meio ambiente, sempre com foco na formação de pessoas e na construção de governanças regionais”, explicou.
O Desenvolvimento em Jogo integra as ações do MIDR voltadas ao fortalecimento das capacidades estatais e à disseminação de metodologias inovadoras na formulação e implementação de políticas públicas. O material é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais que atuam na administração pública.
O jogo está disponível para acesso e download no site do MIDR. Clique aqui para conhecer.
Outras Notícias:
Governo acelera plano contra pobreza no Vale do Jequitinhonha
Projetos de irrigação em MG e MS são habilitados para incentivos fiscais
Canal do Sertão Piauiense avança com apresentação do primeiro estudo de viabilidade