Notícias
RECONHECIMENTO
Homenagem da Marinha destaca atuação do MIDR para o desenvolvimento do Brasil
Marinha concede Medalha Mérito Tamandaré ao secretário Eduardo Tavares (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR)
Brasília (DF) – O secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Eduardo Tavares, foi homenageado nesta sexta-feira (12) com a Medalha Mérito Tamandaré, concedida pelo Conselho da Ordem Naval da Marinha do Brasil. A solenidade foi realizada no 3º Batalhão de Proteção e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiologia da Marinha Brasileira e reuniu autoridades civis e militares para celebrar personalidades e instituições que contribuíram para o fortalecimento do país e para a preservação das tradições navais.
A honraria reconheceu o trabalho conduzido pelo secretário no fortalecimento de instrumentos financeiros voltados ao desenvolvimento regional e ao apoio federativo. “Receber esta medalha é uma grande honra. Aceito a homenagem em nome de todo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, do ministro Waldez Góes, dos secretários e de toda a equipe que trabalha diariamente pelo país. A parceria com a Marinha é estratégica para nós — seja nas ações da Amazônia Azul, na Defesa Civil ou no desenvolvimento regional. Encerramos o ano com chave de ouro e com o compromisso renovado de seguir entregando resultados para a população”, destacou Eduardo Tavares.
Ao comentar a homenagem, ele também destacou o caráter pessoal e institucional do momento. “Como neto de marinheiro, essa condecoração também tem um significado pessoal muito especial. Mas, acima de tudo, representa um chamado para continuarmos trabalhando cada vez mais pelo Brasil”, completou.
Medalha Mérito Tamandaré
Criada pelo Decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré homenageia o patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.
A condecoração é destinada a civis e militares, brasileiros e estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços à Marinha ou contribuído para divulgar sua história, valores e tradições.
Quem foi o Marquês de Tamandaré
Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré (Rio Grande, 1807 – Rio de Janeiro, 1897), foi um dos mais notáveis militares da história brasileira. Almirante da Armada Imperial, teve carreira de quase seis décadas marcada pela participação na Guerra da Independência, nos conflitos internos do Período Regencial e nas guerras do Prata e do Paraguai.
Em reconhecimento à sua trajetória, recebeu o título de marquês e foi consagrado como Patrono da Marinha do Brasil. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Outras Notícias:
MIDR e Marinha firmam parceria para enfrentar desastres e fortalecer setor aquaviário na Amazônia
MIDR e IFAP lançam programa para preparar o Amapá para novo ciclo econômico
Projeto de concessão administrativa do PISF entra na reta final