Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Reconhecida emergência em 19 cidades afetadas por desastres
Brasília (DF) - A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 19 cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (15). Confira mais detalhes abaixo:
Passam por estiagem os municípios de Itiriçu e Tanque Novo, na Bahia; Solonópole, no Ceará, e São Vicente do Seridó, na Paraíba.
Já Iniaí, em Minas Gerais, e Novo Oriente do Piauí, Jacobina do Piauí, São José do Piauí, São Miguel do Tapuio e Francisco Macedo, no Piauí, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Foram atingidas por queda de granizo as cidades de Caiçara, Paim Filho e Guabiruba, no Rio Grande do Sul, enquanto Manoel Ribas e Perobal, no Paraná, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de vendaval.
Por fim, Riozinho, Arroio Grande e Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, foram castigadas por fortes chuvas, e Cachoeira do Sul, também no estado gaúcho, por inundações.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Outras notícias:
Barragens recebem intervenções para operação do PISF
"Desenvolvimento em Jogo": inscrições prorrogadas até novembro
Distrito Federal poderá produzir mudas de morango certificadas