Notícias
SERVIÇO
Parceria garante ao INSS dados preditivos para enfrentar desafios e garantir a sustentabilidade previdenciária
Uma nova parceria estratégica garantirá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o acesso a dados preditivos essenciais para o planejamento de longo prazo da Previdência Social. A adesão ao recém-lançado Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica, uma iniciativa inovadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), fornecerá ao INSS informações para enfrentar os desafios futuros e assegurar a sustentabilidade do sistema previdenciário nas próximas décadas.
O lançamento do programa, ocorrido nesta terça-feira (24), marca um avanço significativo na capacidade do governo de utilizar inteligência de dados para formular políticas públicas mais eficazes e antecipatórias. Para o INSS, a iniciativa representa uma ferramenta poderosa para compreender as dinâmicas demográficas, como o envelhecimento populacional, e as transformações no mercado de trabalho que impactam diretamente a Previdência.
Gilberto Waller., presidente do INSS, celebrou a adesão ao programa, destacando sua relevância imediata para a autarquia. "Logo que o presidente (do IBGE) Márcio Pochmann me apresentou o programa, pensei: ele foi feito para o INSS. Ele casa diretamente com os desafios que enfrentamos, como a inversão da pirâmide etária, a 'pejotização' e a informalidade", afirmou Waller. "Precisamos pensar no futuro e planejar a nossa previdência sustentável. É um passo fundamental para o INSS e para o futuro do nosso país, para garantir que as pessoas, ao envelhecerem ou adoecerem, tenham a segurança de uma renda."
O presidente do IBGE ressaltou a importância da predição em um cenário de constantes mudanças. "Se nós estamos diante de uma mudança de época, o que aconteceu ainda que recentemente não necessariamente se reproduzirá nos próximos meses e anos. Por isso é fundamental trabalhar com essa ideia da predição", explicou. Pochmann citou o processo de envelhecimento da população brasileira, com projeções indicando uma possível redução absoluta do número de brasileiros a partir da década de 2040, como um dos fenômenos que exigem planejamento antecipado. "Que políticas públicas nós podemos fazer? Onde as pessoas idosas estarão residindo? Este programa nos ajudará a responder essas questões."
Ariadne Fonseca, Diretora de Negócios, Econômicos e Financeiros do Serpro, enfatizou a sinergia entre as instituições. "Vivemos numa era em que os dados se multiplicam de forma exponencial, mas é a capacidade de tratá-los com qualidade, segurança e inteligência que transforma informação em poder de decisão. O Serpro aporta a robustez tecnológica para, ao lado da excelência técnica do IBGE, gerar essa inteligência para o país."
Com o Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica, o INSS poderá:
* Analisar com maior precisão as tendências demográficas e seus impactos na sustentabilidade do sistema previdenciário;
* Projetar a demanda futura por benefícios e serviços, otimizando a alocação de recursos;
* Identificar vulnerabilidades e necessidades específicas de diferentes grupos de segurados, permitindo políticas mais direcionadas;
* Subsidiar a formulação de políticas públicas previdenciárias mais eficazes e adaptadas aos cenários futuros;
* Fortalecer o planejamento estratégico de longo prazo, assegurando a solidez da Previdência Social para as próximas gerações.
A participação do INSS no programa reafirma o compromisso da instituição em utilizar as mais avançadas ferramentas de análise de dados para garantir a proteção social dos brasileiros.
Comunicação INSS
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br