Notícias
ATENDIMENTO
INSS realiza 3.685 atendimentos no Norte e Centro-Oeste no último fim de semana
Ao todo, os mutirões realizados pelo INSS no último fim de semana (26 e 27 de julho) — muitos em parceria com a Perícia Médica Federal — alcançaram 17 cidades em sete estados e no Distrito Federal, totalizando 3.685 atendimentos. O esforço concentrado incluiu Porto Murtinho (MS), Taguatinga (DF), Rondonópolis (MT), Machadinho, Cacoal, Jaru e Porto Velho (RO), Manaus (AM), Macapá (AP), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC), além de seis municípios do Pará: Castanhal, Santarém, Abaetetuba, Belém, Marabá e Bragança.
Região Centro-Oeste
Em Mato Grosso do Sul, o INSS participou da 7ª edição do mutirão “MS em Ação”, realizado na escola municipal Alves de Barros, onde envolveu as aldeias indígenas de Campina, Córrego do Ouro, São João, Barro Preto e Tomázia da etnia Kadiwéu, localizadas na região do Vale de Porto Murtinho. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS), levou cidadania e acesso a serviços públicos para comunidades indígenas em áreas remotas do estado.
Durante a mobilização, o INSS realizou cerca de 100 atendimentos, com foco principal sendo no agendamento de requerimentos de benefícios previdenciários. Entre os principais serviços prestados estavam solicitações de aposentadoria por idade, salário-maternidade, pensão por morte, e a grande maioria sendo do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). A presença do INSS foi fundamental para garantir o acesso aos requerimentos, principalmente devido às distâncias entre as cidades.
“As aldeias ficam realmente muito distantes das agências do INSS, mesmo havendo três na região — em Miranda, Bonito e Jardim”, aponta o vice-cacique Etelvino de Almeida. No entanto, essas aldeias estão localizadas a quase 390 km de Porto Murtinho. “Por isso, esse dia se torna importante para dar entrada nos requerimentos”, conclui o vice-cacique.
O evento contou com a participação de 35 instituições parceiras, que ofereceram uma ampla gama de serviços nas áreas de saúde, assistência social, segurança, educação, documentação civil, entre outros.
Já no Distrito Federal, o presidente do INSS, Gilberto Waller, acompanhou o mutirão de atendimentos na APS Taguatinga, que garantiu a análise de mais de 350 requerimentos. A ação foi voltada para perícias médicas e avaliações sociais relativas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de Benefícios por Incapacidade Temporária.
Em Mato Grosso, peritos médicos foram responsáveis por 388 atendimentos de perícia na APS Rondonópolis. Além disso, em Rondônia, houve mutirão em quatro agências: Machadinho, com 108 atendimentos administrativos, Cacoal, com 50 perícias médicas, Porto Velho, com 214 perícias médicas e 126 avaliações sociais e Jaru, com 25 perícias médicas.
Norte do país
A Agência da Previdência Social de Benefício por Incapacidade (APS – BI), antiga unidade Codajás, realizou, no sábado (26) e no domingo (27), mais um mutirão de atendimentos em Manaus (AM). A iniciativa atendeu cerca de 560 perícias médicas e 120 avaliações sociais distribuídas igualmente entre os dois dias.
O objetivo foi antecipar atendimentos previamente agendados, contribuindo para a redução do Tempo Médio de Espera para Agendamento (TMEA) dos Benefícios por Incapacidade e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Participaram da ação 14 peritos médicos federais, cinco assistentes sociais do INSS e três servidores administrativos.
Por sua vez, na Agência da Previdência Social (APS) Macapá, foi realizado mutirão de atendimento de perícia médica. No total, no sábado e no domingo, foram realizados 151 atendimentos. Os interessados tiveram a oportunidade de agendar pelo Meu INSS (aplicativo ou site) e pela Central Telefônica 135.
No Acre, as agências em Rio Branco e Cruzeiro do Sul também realizaram mutirões de atendimentos nos dias 26 e 27 de julho. As cidades foram escolhidas pelo critério de maior demanda de procura por serviços do INSS, e são as duas maiores do estado. Esse é o terceiro mutirão de atendimentos do INSS do Acre em 2025. Na APS Rio Branco, foram realizadas 34 perícias médicas e 67 avaliações sociais. Já na agência Cruzeiro do Sul o mutirão contemplou 130 perícias e 24 avaliações sociais.
Já no Pará, seis agências realizaram mutirões a fim de reduzir o tempo de espera e acelerar a análise de benefícios. Na APS Castanhal, foram realizadas 60 perícias médicas e 15 avaliações sociais. Na unidade, atuaram duas médicas, um assistente social e um técnico do Seguro Social. No total, foram 456 atendimentos nos dois dias de mutirão na agência Santarém. Já Abaetetuba realizou 20 atendimentos, enquanto as APS Marco, Marabá e Bragança contaram, respectivamente, com 119, 550 e 18 atendimentos.
A agência Belém-Marco, na capital, esteve aberta no sábado (26) exclusivamente para a realização de avaliações sociais, com atendimento destinado a cidadãos previamente agendados. As agências Castanhal, Abaetetuba, Marabá e Bragança realizaram perícias, cujo atendimento foi exclusivo a cidadãos previamente agendados. Também houve mutirão em Santarém, no oeste paraense.
Texto: Luciana Azevêdo (DF), Cláudio Severo (MS), Felipe Müller (AM), Léo Rosas (AC), Mauro Guimbal (AP) e Cellayne Brito (PA)
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br