Notícias
PREVBARCO
Embarcações do INSS e da Caixa recebem equipes das duas instituições
Empregados da Caixa Econômica Federal fazem parte da missão do PREVBarco Belém I, no Pará. O atendimento teve início nas cidades ao sul da Ilha do Marajó nesta segunda-feira (31) e segue até 2 de maio. A embarcação segue o seguinte cronograma de atendimento aos municípios ribeirinhos do Pará: Portel (31/03 a 04/04), Melgaço (07 a 11/04), Bagre (14 a 18/04), Oeiras (21 a 25/04) e Curralinho (28/04 a 02/05).
O PREVBarco Belém I é o primeiro a receber os empregados da Caixa. "Estamos passando por adaptações técnicas necessárias para recebê-los em nossas embarcações. Como o PREVBarco Belém I é o mais novo, já foi entregue prevendo a presença dos bancários a bordo", esclarece Luis Fernando Zocca.
Assim como nos barcos da Caixa, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite o embarque de até três empregados do banco para atendimento bancário. Todos os serviços disponíveis na agência-barco são realizados nos PREVBarcos. O INSS alcança locais mais distantes e permanece mais tempo no atendimento, o que permite pleno atendimento do público da Caixa, que pode ou não ser o mesmo do INSS.
O próximo barco a receber os colegas do banco será o Manaós II. “A Caixa iniciará a missão conjunta na cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, município que sofre há anos com a falta de posto de atendimento do banco público”, comenta Luis Fernando Zocca, que também foi gerente da Agência da Previdência Social São Gabriel da Cachoeira entre 2016 e 2017.
Além disso, por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre o INSS e a Caixa, assinado em setembro de 2024, servidores da autarquia foram convocados para os barcos da Caixa de Belém e Manaus. Esta é a primeira vez que a Agência-Barco Chico Mendes (AM) recebe profissionais do Instituto. “Cada barco da Caixa comporta até três servidores. Atualmente, temos três colegas do INSS nas embarcações da Caixa tanto no Amazonas quanto no Pará”, destaca o chefe da Seção de Gerenciamento das Unidades Móveis Flutuantes da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste (SRNCO), Luis Fernando Zocca.
A presença dos servidores do INSS na embarcação não altera o cronograma de viagem da Caixa, por meio do qual o atendimento é realizado em dois ou três dias nos municípios: “os PREVBarcos visitam cada cidade uma ou duas vezes no ano. A Caixa visita de cinco a seis vezes. Mesmo ficando menos tempo e com menos servidores, fortalecemos nossa presença enquanto instituição e ampliamos os canais de atendimento ao cidadão”, comenta Luis Fernando Zocca.
Histórico
Em setembro de 2024, foi firmado o acordo de compartilhamento das embarcações entre o INSS e a Caixa Econômica Federal. Essa parceria permite que os serviços de ambas as instituições sejam oferecidos tanto nas unidades flutuantes da Previdência Social (PREVBarcos) quanto nas embarcações utilizadas pela Caixa (agências-barco) nos atendimentos à população ribeirinha da Amazônia.
Conforme o Acordo de Cooperação Técnica estabelecido (ACT), a Caixa disponibiliza até três vagas em seus barcos e, assim, o INSS pode convocar até três servidores para realizar os atendimentos. O INSS começou a convocar servidores no ano passado para a Agência-Barco Ilha do Marajó, sediada em Belém. Foram duas missões da Caixa com a presença de servidores do INSS.
Sofia Tremendani – estagiária de jornalismo, com supervisão de Luciana Azevêdo - ACS Norte/Centro-Oeste
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br