Notícias
COMUNICADO À IMPRENSA
Análise da auditoria levou em conta quatro anos, entre eles, dois impactados pela pandemia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem à público explicar notícia que circula na internet sobre uma auditoria interna - que é praxe na autarquia - que supostamente adverte sobre alta nos custos e menor atendimento presencial (61%) nas Agências da Previdência Social (APS). O aumento de cerca de 116% no custo do atendimento presencial nesse período considerou situações específicas de 22 unidades de atendimento e não as quase 1,6 mil existentes no país.
Outro ponto a destacar: o período compreendido no relatório vai de 2019 a 2023 e refere-se, em grande parte, ao período que o Brasil adotou protocolos e medidas sanitárias por conta da emergência em saúde pública em decorrência da pandemia de coronavírus. No mesmo período, parte do efetivo de servidores migrou para o teletrabalho (homeoffice) o que levou a autarquia a comprar equipamentos para que o atendimento à população fosse mantido, mesmo que à distância. Outro ponto a destacar foi o gasto com segurança, produtos de limpeza e pessoal especializado para higienização das agências e dos consultórios de perícia médica.
Além disso, cabe destacar como funciona o planejamento de despesas da autarquia: o ano posterior é estruturado com antecedência. Ou seja, os dados auditados em 2023, foram planejados em 2022. Portanto, no governo anterior, e não no governo Lula.
"O objetivo dessa gestão, comandada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, é trazer de volta o atendimento humanizado às agências do INSS, e isso se faz com gente, com equipamentos modernos, com melhores instalações. Não se trata de um cálculo matemático, mas sim de um cálculo social", afirma o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
"A população merece ser bem recebida em prédios mais bonitos, bem equipados e bem refrigerados. Através desses processos de permuta de imóveis estamos conseguindo inaugurar agências modernas sem gastar R$ 1 do dinheiro público. Minha meta é proporcionar isso em todos os lugares do Brasil”, afirmou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, após inauguração de unidade em Blumenau, em Santa Catarina.
Sobre a infraestrutura tecnológica de 2019 a 2023, o INSS ressalta que trata-se do governo anterior. No entanto, desde 2023 a autarquia tem adquirido equipamentos, apostou em modernização de suas redes - inclusive com a adoção de criptografia de ponta a ponta e autenticação em dois fatores para reforçar a segurança dos dados -, deu maior visibilidade à plataforma Meu INSS (que tem versão web e aplicativo), o que consolidou a ferramenta como principal meio de busca de informações e serviços previdenciários pelos cidadãos.
EQUIPAMENTOS
Nos anos de 2020 e 2024 foram adquiridos:
Notebook 2022 = 593 unidades
Notebook 2023 = 410 unidades
Microcomputadores 2021 = 2.724 unidades
Microcomputadores 2023 = 4.487 unidades
Microcomputadores 2024 = 1.979 unidades
Microcomputadores 2024 = 1.596 unidades
SSDs 2023 = 5.865 unidades
SSDs 2024 = 1.466 unidades
MEIOS DIGITAIS
A plataforma Meu INSS atingiu a marca de 830,8 milhões de acessos no ano passado. Desse total, o aplicativo responde por 707,4 milhões e o site 123,4 milhões. O número expressivo de acessos à plataforma levou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a determinar a colocação de mensagens em formato de carrossel (banner) na página inicial do site ou aplicativo Meu INSS, mesmo sem usar login e senha. Os banneres visam levar informação aos cidadãos. Por exemplo, o acesso ao programa Meu INSS Vale+, que antecipa R$ 150 do pagamento dos beneficiários e não cobra taxas e juros, ou alerta de segurança e proteção de dados para evitar golpe.
No aplicativo, somente o ícone Meu INSS+, que oferece a carteira do beneficiário e descontos em farmácias, viagens e serviços em parceria com instituições financeiras, registrou 35,6 milhões de acessos até o dia 4 de fevereiro. Foram geradas 2,1 milhões de carteiras do beneficiário e realizados 1 milhão de downloads de PDF. Tanto a carteira do beneficiário quanto o PDF servem como comprovante de vínculo com o INSS.
Ano a ano o número de acessos à plataforma (aplicativo e site):
* 2017 - 29.106.155
* 2018 - 78.971.745
* 2019 - 210.413.654
* 2020 - 429.082.000
* 2021 - 455.256.709
* 2022 - 568.142.597
* 2023 - 832.536.334
* 2024 - 830.954.731
HELÔ
Os beneficiários que não têm familiaridade com a tecnologia podem contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que explica o passo a passo para todos os serviços. Basta acessar o site ou o aplicativo. Criada para facilitar o acesso da população aos serviços do INSS, a assistente virtual realizou mais de 100 milhões de atendimentos desde a sua criação, há quase 4 anos.
NOVAS AGÊNCIAS
Utilizando o sistema de permutas, o Ministério da Previdência Social e o INSS estão levando mais conforto e novo mobiliário à população e servidores que utilizam as agências da Previdência em todo país. A permuta de imóveis foi instituída por legislação específica com a publicação de edital para o chamamento de licitação conforme a Lei 8.666/93. Até fevereiro, três agências foram inauguradas no sistema de permutas.
RECOMPOSIÇÃO DO QUADRO
O concurso em vigência, de 1 milhão de inscritos, teve 3.144 pessoas aprovadas. Desse total, 1.000 foram chamadas e passaram pelo curso de formação - que tem caráter eliminatório -, outros 276 foram reconvocados, em duas turmas em 2023 e 2024. Agora em 2025 serão mais 353 pessoas chamadas. Ou seja, se os 353 chamados para o curso forem aprovados, o INSS terá nomeado 1.629 pessoas em menos de 3 anos. A validade do certame de 2022 termina em maio.
SALAS MULTISSENSORIAIS
Os responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que precisam passar por atendimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem onde estão localizadas as 15 agências que dispõem de sala multissensorial no aplicativo ou site Meu INSS. As salas multissensoriais fazem parte do retorno do atendimento humanizado nas Agências da Previdência Social (APS). Os ambientes têm espaços individuais e adaptados, com itens como brinquedos, livros, iluminação regulável, ambiente com atenuação de ruídos, abafadores, almofadas e tapetes sensoriais. O INSS também disponibiliza kit itinerante, que é usado em unidades que não têm as adaptações para suporte às pessoas impactadas pelo excesso de estímulos sensoriais. O kit contém produtos lúdicos e interativos. Esses recursos auxiliarão os profissionais no atendimento personalizado e na criação de vínculos mais empáticos com as pessoas com TEA e suas famílias.
Martha Imenes/Ascom
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov}
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br