Notícias
SERVIÇO
INSS tem, pela primeira vez, diretoria composta inteiramente por mulheres
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vive um momento histórico em sua trajetória. Pela primeira vez desde a sua criação, a diretoria executiva do Instituto é formada exclusivamente por mulheres. A nova composição foi nomeada na gestão do presidente Gilberto Waller e representa um marco importante de representatividade, diversidade e fortalecimento da liderança feminina na administração pública federal.
Quem são as novas diretoras?
-
Léa Bressy – Diretora de Tecnologia da Informação, também responsável pela área de atendimento.
-
Márcia Eliza de Souza – Diretora de Benefícios.
-
Manuella Andrade Pereira de Souza Silva – Diretora de Orçamento, Finanças e Logística.
-
Carolina Souto Carballido – Diretora de Governança, Planejamento e Inovação.
-
Yveline Barretto Leitão – Diretora substituta de Gestão de Pessoas.
É importante destacar que, das cinco diretoras, três são servidoras de carreira do próprio INSS e duas vêm de outros órgãos da administração pública federal — a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU). Todas trazem em comum uma sólida trajetória no serviço público e amplo conhecimento da máquina administrativa, o que fortalece a capacidade técnica da nova gestão.
Trajetórias que inspiram
Léa Bressy tem uma história inspiradora de ascensão dentro do serviço público. Iniciou sua carreira no INSS há 17 anos atendendo no balcão de uma agência da Previdência enquanto ainda cursava Direito. Formada, seguiu conquistando novos espaços até se tornar superintendente regional da Região Norte/Centro-Oeste e hoje assume uma das diretorias mais estratégicas do Instituto.
“Esse é um momento histórico e muito representativo. Quando assumi minha primeira diretoria no INSS, ouvi que não havia mais mulheres em cargos de liderança porque era preciso mais tempo ou experiência na gestão. Hoje, provamos que há mulheres competentes e preparadas para ocupar esses espaços”, afirmou Léa Bressy.
Márcia Eliza de Souza tem mais de quatro décadas de experiência no serviço público, com destaque na área previdenciária. Diretora de Benefícios pela segunda vez, é Procuradora Federal há 28 anos e já ocupou cargos como Procuradora-Geral do INSS. “As escolhas do atual presidente não foram mera coincidência, representam uma gestão comprometida com quem mais precisa: os segurados da Previdência Social, sem esquecer de valorizar os servidores que fazem o INSS acontecer todos os dias.”
Com 40 anos dedicados ao Instituto, Yveline Leitão ingressou como técnica do Seguro Social e, desde então, atuou integralmente na área de gestão de pessoas. Atualmente, exerce a função de diretora substituta da área. “Ter uma mulher à frente da gestão de pessoas do INSS é mais do que representatividade, é garantir sensibilidade, estratégia e compromisso com uma gestão pública mais humana e inclusiva.”
Com sólida atuação na área de integridade pública, Carolina Carballido chegou ao INSS após quase duas décadas como auditora na Controladoria-Geral da União. Representou o Brasil na OCDE e liderou iniciativas de combate à corrupção em diversos órgãos. Hoje, à frente da Diretoria de Governança, Planejamento e Inovação, ela reforça: “Acredito que termos mais mulheres em cargos de direção no INSS potencializa a gestão sob a ótica do cuidado. Cuidado com o servidor e cuidado com o segurado.”
Engenheira civil de formação, Manuella Andrade Pereira de Souza Silva ingressou no INSS em 2008, tendo como primeiro trabalho a reforma do prédio da Administração Central. Desde então, assumiu funções estratégicas nas áreas de engenharia, patrimônio, contratos e logística. Agora, à frente da Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística, afirma: “A atual gestão conseguiu identificar profissionais qualificadas e competentes que só irão agregar ao trabalho desenvolvido pelos servidores diariamente.”
Compromisso com a diversidade e o serviço ao cidadão
Essa nova configuração da diretoria não apenas simboliza uma conquista de gênero, mas também reforça o compromisso do Governo Federal com a diversidade, a qualificação técnica e a eficiência da máquina pública.
Para o presidente Gilberto Waller, as nomeações representam a competência das servidoras públicas que se destacam em suas funções: “É uma honra contar com uma equipe de liderança tão qualificada e comprometida com o serviço ao cidadão.”
Com perfis técnicos e vasta experiência, as novas diretoras assumem o desafio de liderar o INSS em um período decisivo de reconstrução da confiança da população, modernização dos serviços e fortalecimento das políticas de proteção social. Essa nova composição também reafirma o compromisso do INSS com uma gestão que valoriza diferentes vivências e perspectivas, fundamentais para ampliar o acesso e a empatia nos serviços prestados à população.
