Notícias
ATENDIMENTO
INSS amplia salas de perícia conectada no Pará e facilita acesso para milhares de segurados
Moradores do interior paraense já podem realizar a perícia do INSS mais perto de casa, sem a necessidade de longos deslocamentos ou filas. Com a inauguração das salas de perícia médica conectada em Capitão Poço, Salinas e Curuçá, o serviço passa a estar disponível em 15 agências no Pará, beneficiando milhares de segurados de diferentes regiões.
A modalidade foi implementada em Capitão Poço no final de julho e, na primeira semana de agosto, chegou às Agências da Previdência Social (APS) de Salinas e Curuçá. Nessas unidades, o atendimento ocorre semanalmente: às quartas-feiras em Salinas e às quintas-feiras em Curuçá e Capitão Poço, com média de 10 a 15 perícias por dia.
Segundo Ismael da Silva, gestor da agência de Curuçá, a iniciativa é essencial para a inclusão social: “A perícia conectada é inclusiva, democrática e acessível. É fundamental para quem vive em localidades distantes, pois permite, principalmente aos mais carentes, o acesso à perícia médica perto de casa.”
A ampliação do serviço também beneficia moradores de municípios vizinhos, como São João de Pirabas (38 km de Salinas), Magalhães Barata e Terra Alta (menos de 80 km de Curuçá), e Ourém e Santa Luzia do Pará (26 km e 62 km de Capitão Poço), reduzindo ainda mais a necessidade de deslocamento.
A perícia médica conectada foi implementada inicialmente no Pará em outubro de 2024, na agência do INSS em Santarém, e integra a estratégia nacional de modernização dos serviços e ampliação do acesso aos benefícios previdenciários.
Segurança e transparência
Para garantir a segurança e a qualidade do atendimento remoto, todos os usuários da perícia conectada devem assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Teleavaliação, conforme a Portaria Conjunta MPS/INSS nº 6, de 5 de fevereiro de 2024. O termo assegura direitos e responsabilidades ao cidadão e ao médico, reforçando o compromisso do INSS com a transparência e a proteção do segurado.
Texto de Thiago Figueiredo, sob supervisão de Cellayne Brito (Secom/PA).
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br