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SEGURANÇA
Com sistema automatizado, 90% dos beneficiários do INSS já estão com a Prova de Vida em dia
Mais de 34 milhões de pessoas já estão com a Prova de Vida válida. Isso representa 90% dos beneficiários que devem realizar o procedimento anualmente para garantir a continuidade dos pagamentos previdenciários. A verificação é realizada de forma segura e automática, por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. Com isso, a grande maioria não precisa ir ao banco ou acessar o Meu INSS para manter o benefício ativo.
Ao simplificar o processo, o INSS elimina filas e deslocamentos desnecessários, proporcionando mais comodidade a quem precisa. Apesar dessa facilidade, é fundamental ficar atento: golpistas seguem tentando enganar aposentados e pensionistas com ligações e mensagens falsas, ameaçando corte do benefício, solicitando dados pessoais ou até marcando falsos agendamentos para a Prova de Vida.
Quem não é localizado pelo sistema automático recebe uma notificação exclusiva do banco responsável pelo pagamento do benefício. Ainda assim, quem estiver em dúvida pode conferir a própria situação para saber se precisa regularizar a Prova de Vida.
Como saber se é necessário fazer a Prova de Vida
Embora a maioria já esteja regularizada, quem tiver dúvida pode consultar de maneira simples:
• Pelo Meu INSS: acesse o site ou aplicativo, faça login com CPF e senha e procure o serviço “Prova de Vida”. Se aparecer a data da última atualização, está tudo certo.
• Pelo telefone 135: serviço disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Caso apareça a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, será preciso regularizar a situação.
Passo a passo para regularizar a Prova de Vida
• Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se solicitado;
• Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, com os recursos digitais do internet banking;
• Também é possível comparecer presencialmente à agência bancária para fazer o procedimento.
Como identificar e evitar golpes
• O INSS não liga pedindo a realização da Prova de Vida;
• O INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou aplicativos, ameaçando bloqueio imediato do benefício;
• O INSS não manda servidores a sua casa para recolher documentos ou realizar o procedimento.
Desconfie de qualquer contato fora dos canais oficiais. Nunca informe dados pessoais, senhas ou documentos por telefone, mensagem ou para desconhecidos.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (@inss_oficial_gov)
Em caso de dúvida, utilize sempre o telefone 135 ou consulte o site/aplicativo Meu INSS.
Fique alerta, siga as orientações oficiais e proteja seu benefício. Informe-se sempre pelos canais do INSS e contribua para uma Previdência social cada vez mais segura para todos!
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