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CONEXÃO
Atendimento ao segurado do INSS combina tecnologia e apoio presencial
Descrição de imagem: Foto aérea da fachada da Agencia da Previdência Social, em Planaltina / DF - Foto: Pedro Gustavo
Promover um atendimento acessível, integrando tecnologia e acolhimento, é compromisso do INSS. Mesmo com os avanços digitais, o contato humano faz a diferença para quem busca orientação, proteção contra golpes ou simplesmente uma mão amiga para navegar pelos serviços online. Em Planaltina-DF, servidores mostram na prática que unir agilidade digital e atenção presencial amplia o acesso aos direitos e garante que ninguém fique para trás.
Na Agência da Previdência Social (APS) local, segurados que encontram dificuldades para acessar os serviços digitais contam com o apoio direto dos servidores. O atendimento presencial segue essencial, seja para processos que exigem comparecimento, seja para quem precisa de ajuda para utilizar o aplicativo Meu INSS ou acessar informações pela internet. “A humanização está também nas tecnologias. Ensinar o segurado a usar os canais digitais é proteger e promover autonomia, evitando a necessidade de atravessadores”, destaca a gerente-executiva Ildine Dias Macedo.
Inaugurada na nova sede em 2019, a agência oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, beneficiando moradores de Planaltina, Sobradinho, Formosa e cidades vizinhas. Técnicos como Hélio Caetano Dias apoiam os atendimentos agendados, seja para resolver questões básicas do Meu INSS, seja para casos que exigem análise presencial.
O segurado Edinei Gomes Pereira, por exemplo, sempre precisou recorrer a terceiros por dificuldades com informática, mas encontrou o suporte necessário na agência. “Aqui me explicaram e ajudaram a resolver o que precisava. Não precisei pagar ninguém”, conta.
Orientação para segurança
Nos períodos de maior procura, como no início dos acordos para ressarcimento de descontos indevidos, a equipe orientou os segurados sobre o uso do aplicativo Meu INSS e outras opções digitais. Isso permitiu que muitos resolvessem suas demandas de casa, com conforto e segurança.
A gerente Ildine lembra que, após a divulgação sobre o ressarcimento dos descontos associativos indevidos, houve um pico no atendimento presencial. Com a intensificação das orientações pela imprensa e canais oficiais, o fluxo se estabilizou. “Com a difusão da informação, percebemos o impacto. Televisão e rádio começaram a explicar o procedimento pelo aplicativo e isso tranquilizou muitos segurados”, relata a técnica Valéria Oliveira Alves, que considera a resposta do INSS eficiente e resolutiva.

- Equipe de servidores (as) e funcionários (as) da Agência da Previdência Social em Planaltina DF, em foto posada dentro da APS
Com esses esclarecimentos, muita gente conseguiu resolver tudo em casa, como a aposentada Jane Souza: “Eu fiz pelo aplicativo do Meu INSS. Foi bem fácil, nem precisei de ajuda. Foi melhor pelo app porque não tive que me deslocar da minha casa e ir à agência”, afirma. Jane recebeu o valor na primeira data de ressarcimento. “Quando preciso ir presencialmente à agência de Planaltina-DF, o atendimento está bem tranquilo, sem muita lotação.”
Para ampliar ainda mais o acesso, a agência oferece atendimentos presenciais conectados por videoconferência, que facilitam avaliações sociais e perícias médicas para quem mora em regiões distantes. “A tecnologia veio para somar: agiliza processos, amplia o acesso e libera o cidadão do deslocamento”, reforça a gerente Ildine.
Com o apoio dos equipamentos de informática da agência, o segurado é recepcionado, recebe uma senha e é conduzido para uma sala específica. De Anápolis-GO, a assistente social Débora Cristine Borges realiza avaliações sociais conectadas para segurados de Planaltina-DF. “É algo que proporciona acesso mais rápido e atendimento agilizado. Como a solicitação do benefício envolve outras etapas, é importante que essa avaliação seja ágil para que o benefício chegue mais rápido ao cidadão. O atendimento remoto viabilizou isso”, ressalta. Débora também atende municípios do Norte e do Nordeste.

- A servidora e assistente social, Débora Cristine Borges, realizando atendimento social conectado para segurada em Planaltina DF.
A unidade de Planaltina-DF também realiza perícias médicas conectadas, em parceria com o Ministério da Previdência Social. O colaborador presencial digitaliza a documentação para o perito e orienta o segurado na assinatura do termo de consentimento para exibição de imagem.
Texto: Maria Tereza Castro (ASCOM) / Fotos: Rafael Carvalho
