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Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
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Convênios

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Publicado em 14/08/2024 12h09 Atualizado em 11/03/2025 15h12

1. Finalidade  

  • Modalidade de assistência suplementar à saúde onde o órgão ou entidade firma convênio com operadoras de planos de assistência à saúde, possibilitando que o servidor ativo ou inativo, seus dependentes e pensionistas utilizem os serviços oferecidos pela prestadora e realize o pagamento preferencialmente por meio de desconto em Folha de Pagamento. 
  • Atualmente, o INSS possui convênio firmado com as operadoras conveniadas GEAP - Autogestão em Saúde, e Fundação ASSEFAZ.
  • O serviço abrange o requerimento, ingresso, alterações de plano e/ou dependentes, solicitação de portabilidade e cancelamento. 

2. Quem tem direito 

  • Servidores inativos. 
  • Pensionistas. 

  • Na qualidade de dependente do servidor: 
       I.  Cônjuge ou companheiro na união estável. 
II.  Caso o servidor não tenha cônjuge ou companheiro de união estável como beneficiário, será considerada a pessoa separada, divorciada, ou que teve a união estável reconhecida e dissolvida judicial ou extrajudicialmente, com percepção de pensão alimentícia. 
III.  Filhos e enteados, até a véspera em que completarem 21 (vinte e um) anos de idade ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez. 
IV.  Filhos e enteados, entre 21 (vinte e um) até data em que completarem 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação. 
       V.  Menor sob guarda ou tutela concedidas por decisão judicial, enquanto permanecer nessa condição.
   

3. Como requerer 

  • Através do aplicativo ou site SOUGOV.BR nos casos de concessão, alteração, cessação ou reingresso  
  • Devem ser anexados ao requerimento os documentos necessários ao reconhecimento do direito. 

  • O passo a passo para realização do requerimento está disponível no site GOV.BR.  

4. Documentos necessários

  • Requerimento preenchido correspondente ao tipo de solicitação, disponível no site da operadora (GEAP e ASSEFAZ);  
  • Documentos de identificação oficial e Cadastro de Pessoa Física - CPF do(s) beneficiário(s).  

  • Para beneficiários que não estejam cadastrados no sistema SIAPE como dependentes do servidor, documentos que comprovem a dependência ou relação familiar dos beneficiários em relação ao servidor.
  • Para os casos de atualização de dados cadastrais, documentos que comprovem as alterações solicitadas.

5. Como acompanhar o requerimento 

  • Após cadastrado o requerimento, é gerado um protocolo referente ao assunto, que pode ser acompanhado através do telefone 1358, site https://meu.inss.gov.br/, ou pelo aplicativo de celular MeuINSS, com acesso através de login e senha do titular. 
  • Através desse protocolo, são emitidas comunicações, informações e solicitações de complementação de documentos sobre o requerimento em análise. 
  • Documentos, solicitações, informações e cumprimento de exigência, podem ser anexados ao processo em análise, no protocolo gerado, pelo site ou aplicativo MeuINSS, enquanto este não for concluído. 
  • O resultado da análise do requerimento também poderá ser acompanhado pelo site ou aplicativo SOUGOV.BR. 

6. Informações complementares

  • Vedações
       I.  É vedado o acúmulo das modalidades de auxílio à saúde suplementar por convênio com o auxílio de caráter indenizatório, ou de duas dessas mesmas modalidades. 
II.  A falta de margem consignável para lançamento dos débitos, não exclui o direito da contratação do plano de saúde. Nesse caso, o titular deverá providenciar a regularização dos débitos junto à operadora. 
III.  Pensionistas não podem inscrever beneficiários na condição de dependente. 
  • Deveres do interessado 
       I.  É dever do beneficiário titular manter atualizadas as suas informações cadastrais e as de seus dependentes.  
       II.  Os interessados admitidos como beneficiários junto às operadoras, que não se enquadram como dependentes para fins de auxílio à saúde suplementar por convênio, da União, devem contatar diretamente a operadora.  
       III.  No caso de débitos não quitados, a operadora de serviços de saúde notificará o interessado para ciência, regularização e possibilidade de cancelamento.   
                                      

7. Custeio e pagamento

  • O órgão ou entidade que firma o convênio, repassa mensalmente o valor per capta a título de patrocínio junto a conveniada (custeio patronal), conforme valores constantes na Portaria MGI nº 2.829, de 29 de abril de 2024. 
  • O repasse do custeio patronal é feito através do crédito e desconto do valor, na Folha de Pagamento do interessado. 
  • Já os beneficiários contribuem com o valor do plano de saúde contratado, independentemente do valor do custeio patronal. 
  • Os demais valores referentes à prestação de serviços de saúde (para os planos com coparticipação), também podem ser lançados na Folha de Pagamento do interessado. 
  • Os valores dos custos com procedimentos realizados, lançados em Folha de Pagamento, não podem exceder a 30% da remuneração bruta do titular por mês.   
  • Caso a folha de pagamento seja suspensa ou cessada, o interessado deverá providenciar os acertos financeiros pendentes junto à operadora do plano de saúde e manifestar-se sobre a manutenção do plano de saúde contratado, até sua reativação.

8. Portabilidade 

A situação da portabilidade deve ser comunicada diretamente à operadora, porém o fluxo processual junto ao INSS não é dispensado.  Assim, para que a portabilidade seja realizada, devem ser apresentados todos os documentos necessários para ingresso ou encerramento do plano contratado, para fins de acertos sistêmicos e financeiros. 
 

9. Reingresso

O reingresso é o retorno de um beneficiário ao convênio, não obrigatoriamente no mesmo plano anteriormente contratado e somente será autorizado caso não exista débito do interessado junto à conveniada. O interessado deverá regularizar eventuais débitos antes do reingresso.

10. Alteração de dados cadastrais 

  • No caso de alterações de dados cadastrais do titular ou de dependente, é necessária a comunicação com a devida comprovação junto ao INSS. 
  • De posse das novas informações, o INSS providenciará a atualização dos dados cadastrais em sua base de dados e informará à conveniada, para que esta também atualize sua base de dados. 

11. Cessação 

  • Os beneficiários podem requerer a cessação do convênio a qualquer momento.
  • Na cessação, deverão ser regularizadas eventuais pendências financeiras.  
  • Em caso de óbito do titular, os dependentes podem permanecer no plano, desde que procurem a operadora no prazo de 30 dias e assumam o pagamento do seu plano integralmente. O reingresso não é admitido para esses beneficiários.   

12. Comunicações e prazos 

  • Prazo para a conclusão do processo é de 45 dias, em média.    
  • É dever do interessado manter atualizadas as suas informações cadastrais e as de seus dependentes. 
  • Caso necessário, a DIAT-RPPU poderá solicitar a apresentação de documentos complementares, necessários à análise do processo, com prazo de 30 dias para cumprimento.
  • Quando a notificação é enviada por meios eletrônicos, é contada ciência presumida após 5 (cinco) dias a partir da data de sua disponibilização. 
  • A ausência de manifestação do interessado enseja na análise e conclusão do processo com base nos elementos presentes; ou no arquivamento do pedido, quando a ausência do documento impeça a conclusão da análise.

13. Fluxo processual 

  • Assim que analisado, a DIAT-RPPU procederá aos acertos financeiros e sistêmicos, para que a operadora de plano de saúde possa lançar os devidos descontos no contracheque do titular, ou no caso de cessação, encerrar o repasse da saúde suplementar e inviabilizar o lançamento dos descontos em Folha de Pagamento junto à operadora.  
  • No caso do reingresso, a DIAT-RPPU somente poderá efetivar a concessão do benefício, após a manifestação da operadora sobre a existência ou não de débitos, também via ofício.  
  • Após efetuados os acertos sistêmicos e oficiada a operadora, a tarefa será encerrada e o processo concluído.

14. Fundamentação legal

  • Lei nº8.112, de 11 de dezembro de 1990. 
  • Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 97, de 26 de dezembro de 2022. 
  • Portaria MGI Nº 2.829, de 29 de abril de 2024. 
  • Convênio por Adesão nº001/2024, de 26 de janeiro de 2024. 
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      • Solicitar Regularização de Pagamentos em Atraso
      • Solicitar Salário Maternidade
      • Solicitar Transferência de Benefício de Residente no Exterior para Receber em Banco Brasileiro
      • Solicitar Transferência de Benefício para Recebimento em Banco no Exterior
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      • Simular Aposentadoria
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      • Solicitar Aposentadoria por Tempo de Contribuição
      • Solicitar Aposentadoria por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficiência
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      • Solicitar Benefício Assistencial ao Idoso (BPC/LOAS)
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      • Atualizar Dados do Imposto de Renda
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      • Cadastrar, Alterar ou Excluir Pensão Alimentícia
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      • Emitir Carta de Concessão de Benefício
      • Emitir Declaração de Beneficiário (consta/nada consta)
      • Emitir Extrato de Empréstimo Consignado
      • Emitir Extrato de Imposto de Renda
      • Emitir Extrato de Pagamento de Benefício do INSS
      • Excluir Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício
      • Solicitar Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS
      • Solicitar Desistência/Encerramento/Renúncia de Benefício
      • Solicitar Exclusão de Empréstimo Consignado
      • Solicitar Isenção do Imposto de Renda
      • Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido
      • Solicitar Pagamento de Valor Não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
      • Solicitar Revisão de Benefício
    • Cadastro do Segurado
      • Atualizar Cadastro e/ou Benefício
      • Emitir Declaração de Beneficiário (consta/nada consta)
      • Emitir Extrato de Contribuição (CNIS)
      • Obter Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual (DRSCI)
      • Solicitar Certidão por Tempo de Contribuição - (CTC)
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