Notícias
RECOMEÇO
Reabilitação Profissional entrega próteses definitivas em Goiânia (GO)
Segurado Fabrício Alves recebe prótese. Foto: Secom/GO.
Na Agência da Previdência Social (APS) Goiânia Sul, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, na última semana, a entrega de próteses definitivas para três segurados. Trata-se da etapa final do processo de Reabilitação Profissional, voltado para o retorno dos segurados ao mercado de trabalho. A concessão do item protético pode ser iniciada por solicitação do segurado ou por encaminhamento da perícia médica.
As servidoras do INSS, a assistente social Cíntia Cavarzan de Barros e a terapeuta ocupacional Tatiane Matumoto da Costa Guzmão, explicam que inicialmente é feita uma avaliação pelo profissional de referência para verificar a necessidade da prótese. Para recomendação do item, há dois critérios: a falta do membro e a necessidade da prótese para o retorno do segurado ao mercado de trabalho.

- Equipe de Reabilitação Profissional do INSS em Goiânia e segurados com próteses recebidas. Foto: Secom/GO.
O perito médico Ricardo Augusto Barbosa Medeiros, vinculado ao Ministério da Previdência Social, destaca que: "o perito é responsável por avaliar o potencial laborativo do segurado após a protetização e definir o tipo de prótese mais adequada para as condições clínicas e para o tipo de trabalho que será exercido. O INSS se esforça para fornecer próteses de alta mobilidade, as quais permitem que o segurado exerça sua função."
O profissional esclarece que, após a prescrição, inicia-se a etapa administrativa, com a licitação e contratação da empresa, seguida da tomada de medidas, entrega provisória e ajustes. A entrega definitiva ocorre após validação técnica. O prazo médio entre o pedido e o recebimento final da prótese é de aproximadamente seis meses.
Valdir Rodrigues, de 44 anos, recebeu a prótese em Goiânia (GO). Ele perdeu o membro em um acidente de trabalho com uma máquina agrícola. O segurado afirmou estar satisfeito com a nova prótese, destacando a mobilidade para atividades físicas e trabalho. "Dá para jogar bola, correr, pedalar", afirma. Ele aconselha outras pessoas amputadas a buscarem o INSS, pois é possível retomar a vida com qualidade.
Fabrício Alves de Jesus Nogueira, de 48 anos, relata que a prótese gera independência e melhoria significativa na rotina, apesar das limitações. "Usar prótese dá outra sensação, dá outra vida e permite realizar muitas coisas sem depender de muletas", destaca. Atleta de futebol para amputados, ele reforça que o equipamento muda a qualidade de vida e facilita atividades cotidianas.
Texto: Secom/GO
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br