Notícias
READAPTAÇÃO
Reabilitação Profissional do INSS entrega próteses em Fortaleza (CE)
Entrega de prótese pela Reabilitação Profissional do INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, nesta quarta-feira (10), a entrega de próteses a seis segurados acompanhados pelo Programa de Reabilitação Profissional, em Fortaleza (CE).
Francisco das Chagas Ferreira foi um dos beneficiados. Após um acidente de trânsito em 2021, que resultou na amputação de uma perna, ele não pôde mais exercer a função de entregador de supermercado. Diante da mudança significativa em sua rotina, contou inicialmente com o apoio de familiares para adquirir a primeira prótese.
No ano seguinte, passou a ser acompanhado pela Reabilitação Profissional na Agência da Previdência Social Fortaleza-Sul. Com a solicitação feita pelo perito médico, Francisco relata que não acreditava que a prótese provisória seria liberada com tanta rapidez. Hoje, aos 49 anos, comemora o recebimento da prótese definitiva e se prepara para retornar ao mercado de trabalho.
O Programa de Reabilitação Profissional do INSS tem como objetivo possibilitar o retorno à atividade laboral dos segurados que recebem benefício por incapacidade temporária e estão impossibilitados de exercer suas atividades habituais. O programa oferece cursos profissionalizantes, treinamentos em serviço e o fornecimento de próteses — dispositivos que substituem membros ou partes do corpo — e órteses, que funcionam como suporte para manutenção da mobilidade. A iniciativa visa ampliar a autonomia dos reabilitandos no dia a dia, melhorar sua qualidade de vida e promover a reinserção no mercado de trabalho.
Como solicitar a prótese?
O processo de concessão de próteses pelo INSS tem início com o acompanhamento do segurado por um servidor da Reabilitação Profissional. Este profissional é responsável por avaliar a necessidade do equipamento para o retorno às atividades laborais. Confirmada a demanda, é emitida uma prescrição, que segue para análise da Perícia Médica Federal, conforme a legislação vigente.
Após o parecer médico, o procedimento é encaminhado ao Núcleo de Recursos Materiais das Superintendências Regionais do INSS, que delibera sobre a aprovação do pedido. Em caso de decisão favorável, uma empresa especializada em ortopedia é contratada para confeccionar a prótese. O beneficiário é chamado para a tomada de medidas e, em aproximadamente 30 a 40 dias, recebe uma prótese provisória para o período de adaptação, que dura cerca de três meses.
Andrezza Paz, analista do Seguro Social, formada em Fisioterapia e integrante da Central de Análise de Benefícios – Reabilitação Profissional, destacou a importância do momento para os segurados. “Vemos a relevância desse trabalho quando olhamos para o segurado que deseja voltar ao mercado de trabalho e precisa de uma prótese para retomar suas funções. O mais importante é a melhoria da qualidade de vida”, afirmou.
A analista acrescentou que os procedimentos têm sido facilitados pela utilização da avaliação médico-pericial virtual. “Antes, era necessário aguardar a disponibilidade de agenda para a realização da perícia. Hoje, conseguimos viabilizar esse processo de forma online”, explicou.
Texto: Secom/CE
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br