Notícias
INCLUSÃO
Projeto Inclusão INSS realizou 54 atendimentos em Lauro de Freitas (BA)
Carla Oliveira e seu filho, Carlos Pablo, foram atendidos na ação.
O Projeto Inclusão INSS chegou a Lauro de Freitas (BA), na Região Metropolitana de Salvador, para facilitar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) a crianças neurodivergentes da rede municipal de ensino. A ação foi realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Prefeitura do município, na sexta-feira (5).
A atividade ocorreu na Escola Municipal Enock Amaral e contabilizou 54 atendimentos, entre perícias médicas e avaliações sociais – etapas obrigatórias para a comprovação da deficiência e a concessão do benefício. Quatro profissionais do Serviço Social, dois peritos médicos e servidores da área administrativa foram responsáveis pelos atendimentos.
O coordenador regional da ação, Flávio Eduardo, da Superintendência do INSS no Nordeste, destacou que o projeto foi concebido para oferecer um atendimento mais humanizado e adequado às necessidades das crianças. "Em parceria com o município, preparamos um ambiente acolhedor, com área recreativa e lanches, para que elas possam aguardar de forma mais tranquila", afirmou. Sobre a experiência em Lauro de Freitas, o coordenador avaliou positivamente: "Tudo fluiu muito bem. Foi uma das melhores ações das quais já participei."
A estrutura do Projeto Inclusão INSS também fez diferença para as famílias que enfrentam desafios diários. Suzana Costa, mãe de Ryan, de dez anos, diagnosticado com autismo nível 2 e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), destacou que o atendimento realizado na escola facilitou o acesso ao serviço, já que não precisou se deslocar até uma Agência da Previdência Social (APS). "Meu filho não anda de ônibus por causa da fobia que ele tem. Preciso usar carro de aplicativo para levá-lo aos atendimentos em Salvador, e isso pesa muito no meu orçamento", relatou.
Lorena Souza, mãe de Bryan, de três anos, diagnosticado com autismo nível 3, ressaltou a importância do benefício para a família. "Hoje eu não trabalho e fico totalmente dedicada a ele. Com o benefício, vou conseguir melhorar o transporte para os atendimentos e também a alimentação, porque ele tem uma seletividade alimentar muito grande", comentou. Suzana, mãe de Ryan, também destacou a relevância do auxílio governamental. Atualmente desempregada, ela se emocionou ao falar sobre o quanto o BPC representa para a esperança de mais dignidade e melhores condições de cuidado para o filho, diante das dificuldades enfrentadas diariamente.
O projeto
Iniciado em abril de 2025, o Projeto Inclusão INSS já passou por diversas cidades e vem promovendo ações para otimizar o processo de concessão do BPC. A iniciativa começou no Nordeste e, diante dos resultados positivos, passou a ser adotada em outras regiões do país, ampliando o acesso a orientações técnicas e encaminhamentos adequados em cada etapa do atendimento.
O público-alvo do projeto são crianças neurodivergentes e crianças com deficiência em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa identificou 34 crianças que foram beneficiadas com os atendimentos em Lauro de Freitas.
A concessão do BPC exige o cumprimento de critérios específicos: aprovação na perícia médica e na avaliação social do INSS, comprovação de renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo, inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) com dados atualizados há menos de dois anos e inexistência de outro benefício previdenciário.
Texto: Secom/BA
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br

