Notícias
INCLUSÃO
Projeto Inclusão INSS atende mais de 500 crianças em Anajás, no Marajó (PA)
O município de Anajás, no Arquipélago do Marajó, foi o primeiro do Pará a receber o Projeto Inclusão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa focou em ampliar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) para alunos neurodivergentes da rede pública de ensino. Ao todo, 576 atendimentos foram realizados nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário de Vasconcelos Barros.
Com população estimada em 30 mil habitantes – segundo dados de 2025 do IBGE – e baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Anajás está entre os 10 municípios com os menores indicadores no Pará e entre os 20 do país, o que reforça os desafios socioeconômicos da região.
Para o gerente-executivo do INSS em Belém, Benjamin Celso Coelho, o atendimento nessas localidades remotas “reforça nosso propósito de aproximar os serviços previdenciários e assistenciais das comunidades mais distantes, promovendo dignidade e acesso à proteção social”.
“Nem sei o que dizer de tão agradecida que estou por ter conseguido atendimento para a minha filha, porque não tenho condições de chegar em Belém. E, hoje, poder fazer tudo por aqui foi um presente”, declarou a marajoara Jacirema Santos.
Para realizar o atendimento em Anajás, os servidores partiram de barco da capital Belém, em uma viagem de 20 horas, com parte do percurso feita de lancha rápida. Teresinha de Jesus, do Setor de Relacionamento com o Cidadão do INSS Belém, conta que a escolha do município se baseia no entendimento de que “Anajás apresenta grandes desafios no que diz respeito à cobertura previdenciária no Arquipélago do Marajó”, devido à realidade geográfica do Pará.
“Hoje, o INSS tem duas agências fixas no Marajó, em São Sebastião da Boa Vista e em Breves, além do PREVBarco, que faz o serviço móvel flutuante na região. Como o próprio nome do projeto sugere, ele promove a inclusão. Verificamos a importância de expandir a cobertura previdenciária dentro dessa rede de atendimento”, explicou Teresinha.
A ação faz parte da expansão nacional do projeto Inclusão INSS, que visa facilitar o acesso de famílias com crianças neuroatípicas ao BPC-LOAS.
Texto: Secom/PA
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br