Notícias
RECONHECIMENTO
Presidente do INSS reforça compromisso com famílias afetadas pela Zika em Fortaleza (CE)
Uma corrente de mães e pais unidos pela mesma causa: a Síndrome Congênita do Zika. Assim, nasceu uma força capaz de transformar o amor em política pública, união que o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, pôde acompanhar de perto na manhã desta sexta-feira (17), durante visita ao Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, em Fortaleza. No local, ele conheceu famílias amparadas pela UNIZIKA, organização que luta por políticas públicas para essas crianças.
Durante a visita, o presidente do INSS reafirmou a determinação do governo federal de efetivar o pagamento da indenização por dano moral e da pensão especial vitalícia às pessoas com deficiência permanente causada pela síndrome congênita associada à infecção pelo Zika Vírus durante a gestação. O benefício corresponde ao maior valor pago pela Previdência Social e será reajustado conforme o teto do INSS.
Para Gilberto Waller, visitas como a feita à UNIZIKA representam o compromisso do INSS em ver de perto a realidade do cidadão e tratá-lo de forma humanizada, reconhecendo os segurados como pessoas, e não números: “O INSS, ao invés de chamar as mães, está vindo às associações para ajudar no requerimento e dar um atendimento diferenciado. O governo federal está indo atrás para fazer essa reparação tão devida.”
A UNIZIKA atua de forma nacional; só no Ceará, são 105 famílias assistidas pela organização. A presidente da UNIZIKA, Luciana Martins Arraes, também tem uma filha afetada pela síndrome, Anali, de 9 anos. “Conseguimos provar que a organização, a determinação, o foco e a união das mães conseguem, de fato, mover e transformar políticas públicas. Para nós, isso vai muito além do financeiro; essa medida é um pedido de desculpas do governo em relação às nossas crianças, é uma reparação social para dar qualidade de vida a elas.”
A pensão e a indenização farão a diferença para famílias como a da dona de casa Neuma Rocha, mãe de Maria Ester, de 9 anos. “É uma satisfação para nós, todas as mães, não só do nosso estado, mas de todo o país. Foi uma luta muito grande, tivemos uma vitória e estamos muito felizes. É uma ajuda financeira da qual muitas mães, pessoas antes desassistidas, precisam”, diz.
Superação e esperança
A pequena Isabel chamou a atenção de Gilberto Waller durante a visita, brincando e correndo pelo espaço do evento. O pai, José Williamar, conta que ela começou a andar aos 3 ou 4 anos, com a ajuda dos tratamentos para a Síndrome do Zika. “O dinheiro vai ajudar bastante, para a fisioterapia, a fonoaudióloga e alimentação. São muitos tratamentos.”
Prestes a comemorar mais um aniversário, Miguel foi a primeira criança a nascer com complicações do Zika em Fortaleza, em 30 de outubro de 2015. “Foi no início da epidemia, era tudo muito novo; a gente ainda não sabia de nada”, relata a mãe, Tamires de Souza Passos. Desde então, ela parou de trabalhar e passou a se dedicar integralmente aos cuidados com o filho. Quase dez anos depois, ela vê na indenização e na pensão concedidas pelo governo a esperança de poder proporcionar mais qualidade de vida para Miguel.

- Miguel, que completa 10 anos no dia 30 deste mês, foi a primeira criança a nascer com complicações do Zika em Fortaleza
“Unimos força e amor para que conseguíssemos chegar até aqui. Essa vitória representa qualidade de vida. A gente vai poder garantir equipamentos, fisioterapia, medicamentos, cirurgias, coisas que antes não conseguíamos, pois é preciso ter dinheiro. É um gasto muito alto”, resume.
Texto e Fotos: Ascom INSS
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br
