Notícias
CIDADANIA
INSS registra mais de 670 atendimentos em mutirões no Nordeste
A mãe Vanúbia Nascimento com o filho, Júlio César, durante avaliação.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, no último fim de semana (29 e 30), uma grande mobilização para intensificar os atendimentos e agilizar o acesso a benefícios previdenciários no Nordeste. A iniciativa, que incluiu avaliações sociais e perícias médicas, foi promovida em parceria com a Perícia Médica Federal do Ministério da Previdência Social (MPS).
Em João Pessoa (PB), o INSS contou com o apoio de 28 assistentes sociais do Instituto, que vieram dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Alagoas e Ceará, para atuar em três Agências da Previdência Social — Centro, Tambauzinho e João Pessoa Sul —, garantindo 422 atendimentos dentro das 600 vagas ofertadas para avaliações sociais. As ações reforçam o compromisso do INSS em reduzir demandas represadas e agilizar a análise de benefícios voltados para pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.
Após passar pela avaliação social — última etapa pendente —, o adolescente Nandyellison, de 15 anos, neurodivergente e morador da zona rural de Bayeux (PB), recebeu a tão aguardada carta de concessão do benefício. "Estava esperando desde junho essa avaliação. O benefício vai ajudar a realizar as terapias do meu filho; vamos poder ter os acompanhamentos necessários para ele e isso vai mudar toda a nossa rotina para melhor. Agradeço o atendimento, que foi muito bom, e dou graças a Deus", relatou a mãe, Elizângela Silva.

- Da esquerda para a direita: o gerente da APS Alagoas Grande, Pedro Azeredo; o jovem Nandyellison com a mãe, Elizângela Silva; e a assistente social Fátima Brasil.
A dona de casa Vanúbia Nascimento também chegou cedo com o filho Júlio César, de 10 anos, e estava ansiosa pela avaliação. "Muito importante chamarem a gente para fazer esse exame antes da data que estava agendada. Agora é só aguardar o resultado que, se Deus quiser, será favorável", disse.
Além da Paraíba, o INSS também realizou mutirões na Bahia e no Maranhão. Em Vitória da Conquista (BA), foram registrados 105 agendamentos para perícia médica, com 98 atendimentos realizados — um índice de comparecimento de 93,33%.
No Maranhão, duas agências do INSS abriram as portas para atendimentos extras. Na Agência da Previdência Social de Imperatriz, o plantão ocorreu no sábado (29), com o apoio de três peritos médicos federais, que realizaram 98 perícias. Já na APS Viana, vinculada à Gerência de São Luís, as ações aconteceram no sábado e no domingo (29 e 30), totalizando 58 atendimentos, conduzidos por um perito médico federal.
Os mutirões realizados pelo INSS, em parceria com a Perícia Médica Federal do MPS, ofereceram serviços de perícia inicial para benefícios por incapacidade e avaliações para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência, tanto para novos pedidos quanto para reavaliações periódicas.
Texto: ACS/SRNE - Fotos: Fátima Brasil / ACS SRNE
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br
