Notícias
INCLUSÃO SOCIAL
INSS realiza quase 500 atendimentos, na última semana, em Porto Murtinho (MS)
A segurada Lucrécia Pinto Martins teve o salário-maternidade reconhecido durante a ação.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, entre os dias 24 e 28 de novembro, mais de 470 atendimentos previdenciários em Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. O Instituto levou à população local, incluindo comunidades rurais e ribeirinhas, o acesso facilitado a serviços e benefícios previdenciários, como salário-maternidade, pensões, aposentadorias e benefícios assistenciais, participando da ação do Juizado Especial Federal Itinerante.
Entre os benefícios mais procurados, destacou-se o salário-maternidade. Lucrécia Pinto Martins, de 26 anos, mãe de um recém-nascido de apenas 20 dias, chegou cedo para garantir sua senha. Ela contou que sua mãe havia buscado informações na véspera e, com a confirmação de que teria direito, seguiu até a Escola Cláudio de Oliveira, onde teve o benefício reconhecido. "Se eu tivesse que enviar pelo sistema seria difícil, pois não tenho muito conhecimento de informática. Agora vou ter a garantia de receber muito rápido, pois meu benefício foi aprovado", comemorou.

- Grávida, Vivian Pereira Nunes Martins buscou atendimento para verificar se teria direito ao salário maternidade. Ao lado dela, estudantes voluntários da UFMS.
Já Vivian Pereira Nunes Martins, grávida de sete meses, procurou atendimento sem saber ao certo se tinha direito ao benefício. Conforme a nova regra do salário-maternidade, é necessário recolher contribuição ao INSS pelo menos um mês antes do nascimento da criança. "Como estou desempregada e grávida, aproveitei para vir pessoalmente tirar minhas dúvidas e saio daqui com a certeza de que terei o direito", relatou.
O casal Genaro Benitez Torres e Eugênia Ferreira Benitez, moradores da comunidade Bocaiuval, a 65 km de Porto Murtinho, também buscou atendimento sobre aposentadoria na ação. Eles saíram de casa às 4h da manhã para participar do mutirão. Na região onde vivem, o deslocamento só é possível duas vezes por semana, seja por ônibus ou por meio das tradicionais chalanas que navegam pelo rio Paraguai.

- Genaro Benitez Torres e Eugênia Ferreira Benitez compareceram no mutirão para a aposentadoria rural e conseguiram comprovar o tempo de atividade trabalhista.
Nascidos e criados às margens do Pantanal, com uma vida inteira dedicada ao trabalho nas fazendas da região, Genaro e Eugênia conseguiram comprovar facilmente a atividade rural, com o apoio da Justiça, da Defensoria Pública da União e dos procuradores. Emocionado, Genaro não conteve a gratidão. "Eu só tenho que agradecer pelo atendimento e pela maneira como fomos tratados diante das autoridades. Muito obrigado. Esse dia não vou esquecer jamais."
Texto: Secom/MS - Fotos: Cláudio Severo.
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br
